Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

24 de Junho de 2020

Clipping – Zero Hora - Com duas mortes por covid-19, Pelotas aparece com cinco óbitos pela doença no Registro Civil

Fonte: Zero Hora

Embora tenha notificado a primeira morte por covid-19 no último sábado (20), o município de Pelotas, na região Sul, aparece com cinco óbitos pela doença no painel do Portal da Transparência do Registro Civil nesta terça-feira (23). Conforme a prefeitura, isso se deve à diferença na forma de registros dos falecimentos nos cartórios, que elencam a suspeita de coronavírus na declaração de óbito - o que não é alterado posteriormente.

Das cinco mortes computadas, duas foram de pessoas que tinham doenças respiratórias e sintomas de coronavírus e, apenas depois do falecimento, os testes apresentaram resultados negativos. Em outro caso, houve erro no registro da doença que causou a morte. A causa foi a patologia identificada como CIVD (sigla para a doença Coagulação Intravascular Disseminada), mas o óbito foi imputado à covid-19.

Apenas duas mortes ocorreram efetivamente no território do município. A primeira, no entanto, não foi atribuída a Pelotas porque a vítima, um homem natural de Pernambuco, chegou à cidade para trabalhar já com a doença, mas não estabeleceu residência. Por isso, o SUS contabiliza o caso para a cidade de origem.

O quinto caso é o da mulher de 51 anos que faleceu no último sábado (20) - esse sim, contabilizado como a primeira morte em Pelotas. 

A segunda, que ainda não entrou na base de dados do Registro Civil, ocorreu na segunda-feira (22). Embora estivesse internado em Porto Alegre, o médico José Raymundo, que trabalhava no Brasil de Pelotas, morava no município da região Sul, para o qual foi computado o óbito.

 


Fonte: Zero Hora

Confira Também