Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

16 de Outubro de 2020

Coleção de 4 volumes, do Projeto de Responsabilidade Institucional, será lançada no Conarci 2020

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen-Brasil

A agenda do Congresso Nacional do Registro Civil (Conarci) 2020 está repleta de eventos para os registradores civis de todo o País. No primeiro dia, 20 de novembro, os participantes poderão prestigiar o lançamento do livro resultado do Projeto de Responsabilidade Institucional da Arpen-Brasil, desenvolvido pela Diretoria de Responsabilidade Social da associação, liderada pela oficial Márcia Rosália Schwarzer (BA).

Ao longo deste ano, oficiais de mais de 20 estados brasileiros produziram 71 artigos a respeito de temas pertinentes ao Registro Civil nacional. Os materiais foram distribuídos em quatro volumes, de acordo com os assuntos tratados por cada um. Segundo Schwarzer, o objetivo do projeto é enaltecer a atividade e estimular a doutrina escrita de qualidade sobre tópicos relevantes relacionados ao Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN). Veja abaixo alguns exemplos de assuntos abordados:

Mediação e arbitragem nas serventias extrajudiciais

Transgênero e as alterações de nome e gênero nos Cartórios

Direitos fundamentais e o Ofício da Cidadania

Nacionalidade e estrangeiros

RCPN em tempos de Covid-19

Alguns dos autores dos artigos estarão presentes no Pre-Conarci 2020, que será realizado de 16 a 19 de novembro. O evento contará com oficinas sobre os temas apresentados pelo projeto, com o intuito de agregar conhecimento aos colaboradores e demais oficiais de Cartórios do Brasil. E, para fechar com chave de ouro, o lançamento da obra será realizado em 20 de novembro, primeiro dia do Conarci 2020, a partir das 17h.

Não perca esse grande momento para o Registro Civil nacional. O Pré-Conarci e o Conarci 2020 acontecem entre os dias 16 e 21 de novembro, em Brasília/DF, com transmissão online de todos os eventos. Inscrições serão abertas em breve.

Também fazem parte do comitê gestor do projeto de Responsabilidade Institucional: Arion Toledo Cavalheiro Júnior, presidente da Arpen-Brasil; Izaías Gomes Ferro Júnior, registrador civil e de Imóveis em Pirapozinho/SP; Elizabete Regina Vedovatto, presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) e diretora da Arpen-Brasil; e Karen Lúcia Cordeiro Andersen, diretora da Arpen-Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen-Brasil

Confira Também