Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

05 de Novembro de 2020

TJ/SC - Curso preparatório para adoção no Norte de Santa Catarina reúne 150 pretendentes

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Cerca de 150 pessoas da região Norte e Nordeste de Santa Catarina concluíram recentemente o curso de preparação para adoção. Etapa obrigatória para quem pretende adotar uma criança ou adolescente desde 2009, o curso aconteceu entre os dias 13 e 25 de outubro.

Participaram dele interessados residentes nos municípios de Araquari, Barra Velha, Garuva, Jaraguá do Sul, Joinville e São Francisco do Sul. Por meio da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o curso foi realizado desta vez na modalidade de Ensino a Distancia (EAD), devido às precauções quanto à Covid-19.

"O curso ofertado de forma virtual foi uma forma de dar andamento aos processos de habilitação à adoção, pois com a atual pandemia e o fato de todos os eventos presenciais estarem suspensos, foi uma alternativa para a realização dos cursos. Foi a 1ª vez que ofertamos esse curso de forma virtual. Ainda precisaremos fazer uma análise qualitativa dessa modalidade, principalmente a partir do momento que os pretendentes passarem pelas entrevistas individualizadas, ocasião em que poderemos dialogar e avaliar mais concretamente como se deu a apreensão do conteúdo", explica a assistente social da comarca de Joinville, Mariane Sauer.

Segundo ela, em termos quantitativos foi possível dar andamento a aproximadamente 60 processos (o que corresponde a aproximadamente 120 pretendentes) só na comarca de Joinville. "Após esse curso, contabilizamos que restaram apenas 27 processos de pretendentes aguardando a inserção em curso de preparação".

Durante o curso foram destacados vários temas, como preparação psicológica, motivação e informações jurídicas, além de orientação sobre adoção inter-racial, de crianças maiores e adolescentes, bem como daqueles que possuem necessidades especiais e grupos de irmãos. A apresentação dos assuntos foi realizada pelo juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins e de assistentes sociais, psicóloga, pediatra e responsável por uma casa de acolhimento. A carga horária do curso foi de 35 horas.

Além da região Norte/Nordeste, o curso também foi realizado nos meses de setembro e outubro nas regiões do Planalto Serrano, Extremo Oeste, Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e também Oeste e Meio Oeste catarinense.

Interessados no curso de preparação para adoção de crianças e adolescente, devem procurar o Setor Psicossocial das respectivas comarca para obter mais informações.


Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Confira Também