Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

14 de Maio de 2020

Cartório do Rio de Janeiro realiza casamentos em drive thru

Fonte: Assessoria de Imprensa

Diante da pandemia que se instalou em todo o mundo, os Cartórios precisaram se adaptar às medidas de isolamento social. O 2º Oficio de Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, localizado no Rio de Janeiro (RJ), inovou seu atendimento ao implementar a realização de cerimônias de casamentos em formato de “drive thru” – em que os noivos não precisam sair do próprio carro. Para esse tipo de celebração, os noivos e as testemunhas devem utilizar máscaras e estar com seus documentos de identificação civil.

Cada casamento é celebrado separadamente, e os noivos e padrinhos, que ficam dentro do mesmo carro, ouvem as palavras do juiz e da titular do cartório, que se posicionam ao lado do veículo para realizar a cerimônia. Os noivos e padrinhos tem a opção de ficar dentro ou fora do veículo, mas é obrigatório o uso de máscara.

No mês de abril foram realizadas três cerimônias, que reuniram as celebrações de 39 uniões no estacionamento da própria serventia. Até agora, os casamentos que foram realizados nesse formato já estavam habilitados e os casais foram informados que a celebração aconteceria no estacionamento do cartório. Segundo a titular do cartório, Alessandra Lapoente da Silva, a ideia foi inspirada em um outro cartório, também do Rio de Janeiro, que passou a lavrar escrituras de união estável no sistema de “drive thru”.

“Pensamos ‘por que não?’. Temos um estacionamento bem amplo, seria uma forma de atender à necessidade das pessoas, evitar a aglomeração e dar seguimento aos procedimentos que já estavam habilitados na serventia e que estavam apenas aguardando a data para celebração”, explicou.

Segundo ela, quando a ideia foi lançada, os funcionários da serventia e os noivos estranharam a novidade. “Quando ligamos para os primeiros noivos oferecendo a possibilidade da celebração dentro de seus próprios veículos, a ideia causou estranheza. Os noivos pediram um tempo para pensar e, na primeira ocasião, a adesão foi bem pequena, apenas 7 casais aceitaram”, comentou.

Após um tempo para adaptação, a titular conta que a equipe entendeu o funcionamento e, ao passar as informações de como seria a celebração, as adesões foram aumentando. “As partes também tomam ciência, por meio de outros casais, e já estão ansiosos, aguardando novas datas. A maior resistência surge quando informamos que é obrigatório o uso de máscaras durante todo o tempo, e que apenas poderão participar os noivos e duas testemunhas”, declarou.

De acordo com a titular, na última celebração realizada no estacionamento do cartório, todos tiveram a certeza que a ideia tinha sido aceita, pois os noivos surpreenderam com a criatividade. “Tivemos um carro que, ao chegar ao estacionamento, surpreendeu a todos pois tocava a marcha nupcial e estava totalmente decorado de corações. Um outro casal, que também decorou o carro, fez as máscaras personalizadas com a imagem de duas alianças e escrito ‘Enfim casados’ e, o mais inusitado de todos, uma família compareceu em uma van, decorada por dentro com balões e fitilhos vermelhos”, acrescentou.

Além dos casamentos no drive thru, o cartório também implementou as celebrações por vídeoconferência, que estão disponíveis de dois modos: no primeiro os noivos e testemunhas comparecem à serventia e apenas a juíza de paz participa por meio de vídeo; no segundo formato, todos os participantes participam por meio de vídeoconferência.

Devido às modificações relativas à limitação de circulação na cidade do Rio de Janeiro, o cartório não está abrindo a agenda com muita antecedência. Para saber mais sobre o agendamento, entre em contato: rcpnsantacruz@hotmail.com ou 21-35632864.

 

 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Confira Também