Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

01/04/2021 – TJ/MT – Foro Extrajudicial: Judiciário empossa 70 registradores e notários

Poder Judiciário de Mato Grosso empossou 70 registradores (as) e notários (as) de cartórios aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (31).
 
Os serviços notariais e de registro são aqueles destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Devido a medidas restritivas impostas pela pandemia, a cerimônia de posse coletiva ocorreu de forma remota, por meio da plataforma Teams e foi transmitida pelo canal oficial do YouTube do TJMT.
 
A presidente do Poder Judiciário, desembargadora Maria Helena Póvoas, prestigiou o evento. “Sinto-me honrada em dar posse aos homens e mulheres de fibra que participaram deste que é um dos mais concorridos concursos públicos da atualidade. A partir de agora, vocês vão representar o Estado ao oferecer serviços de qualidade ao cidadão e cidadã, desde o registro de nascimento até a vida adulta”, avaliou a magistrada.
 
“Abracem com amor e responsabilidade os serviços delegados a vocês pelo Estado”, completou Maria Helena, que ainda agradeceu a dedicação de servidores (as) e magistrados (as) que trabalharam incansavelmente para concluir todas as etapas do concurso, aberto por meio do edital 30/2013/GSCP/TJMT. “Meu reconhecimento a todos vocês. Almejando um futuro melhor e com a ajuda da ciência tenho fé de que sairemos desta pandemia mais fortes, sem perder a sensibilidade”, concluiu.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, conduziu a cerimônia. “É com imensa alegria que conduzo a sessão de posse dos cartorários. Sou ciente dos desafios e renuncias que todos vocês fizeram para chegar a este momento tão esperado. Para a sociedade mato-grossense é mais uma oportunidade de ter serviços de qualidade e eficiência e ao Poder Judiciário, aliados na busca de cidadania e dignidade do jurisdicionado”, declarou ao realizar a investidura dos cargos dos (as) novos (as) registradores (as) e notários (as). “Agradeço e desejo aos delegatários sucesso na nova missão e informo que a CGJ está e estará sempre à disposição dos senhores e das senhoras, inclusive neste momento de transição”.
 
A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, conduziu a leitura do juramento e desejou sucesso os (as) empossados (as). A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, parabenizou os colegas pela posse e a Comissão do Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso, em nome da presidente da comissão, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que participou do evento on line. “Depois de oito anos de expectativa é chegada a hora da colheita. Vivemos a redemocratização do ingresso de cartorários, com publicidade nacional”, disse. “Desejo coragem e força aos colegas para que exerçam seu mister”.
 
Ainda participaram da solenidade de posse coletiva remota os juízes auxiliares: Paulo Márcio Soares de Carvalho (Presidência) e Eduardo Calmon e Emerson Cajando (CGJ).
 
Dados - Mato Grosso tem 245 Serventias (Cartórios), destas, 146 estavam vagas. Dentro deste número, 112 serventias estão ativas e foram ofertadas no concurso. O restante, 81 serventias, ainda serão instaladas.

Fonte: TJ/MT

http://www.tjmt.jus.br/noticias/63561#.YGXF9q9KjIU