Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

14.04 – CNN Brasil – Rio e mais dez cidades têm mais mortes que nascimentos em março

Pelo 6º mês seguido, a cidade do Rio registrou mais mortes do que nascimentos; pela 1º vez na história, o RS teve 15.802 óbitos e 11.971 nascimentos em março

Pelo sexto mês consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou mais mortes do que nascimentos, um indicador da crise provocada pela Covid-19 no Brasil. Ao menos dez outras cidades brasileiras com população acima de 500 mil pessoas também registraram mais óbitos do que nascimentos no último mês.

A capital fluminense registrou 36.437 mortes em março – 16% a mais que os 32.060 novos nascimentos no mês de março, segundo o Registro Civil nacional. Cidades de todo o país foram atingidas por um recente aumento nos casos e mortes por Covid-19.

A nova alta de casos e mortes têm sido impulsionada, em parte, por novas variantes consideradas mais contagiosas, como a variante P.1 que foi encontrada em Manaus, bem como pela falta de efetividade das medidas de restrição adotadas por governos estaduais e municipais.

Na última semana, pela 1ª vez na história, o estado do Rio Grande do Sul registrou, no total, 15.802 óbitos, contra 11.971 nascimentos em março – do total de vidas perdidas no mês de março, mais de 7 mil foram por complicações do novo coronavírus, segundo dados do governo estadual. Os números levam em conta mortes por todas as causas e não apenas por Covid-19.

Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 mortes e 82.186 novos casos do novo coronavírus, segundo dados coletados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nas últimas 24 horas.

Fonte: CNN Brasil