A autônoma Keila Cristina Gama, 32 e o gerente de obras Adriano Santos, 30 se conhecem desde criança. Eles nasceram e foram criados próximos. Ainda na adolescência, mantiveram um relacionamento amoroso. Mas, a vida os levou para caminhos distintos. Há quase 3 anos, eles se reencontraram e começaram a namorar. Já maduros e certos da importância de formar uma família, o casal resolveu dar mais um passo: o casamento. O dia do sim para eles foi junto com mais 69 casais, na manhã deste sábado, no casamento comunitário realizado pelo Judiciário paraense, no Fórum Cível de Belém, na Cidade Velha.
“Fomos o primeiro casal assinar a união hoje. Isso é uma honra e me deixa sem palavras”, disse o esposo. Já Keila não conteve as lágrimas ao falar deste grande momento. “Agora seremos uma família. E o próximo passo são os filhos”, promete. A programação foi realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e pela Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça do Pará, em parceria com o Cartório de Registro Civil e não teve nenhum custo aos participantes.
SONHO
Aos 40 anos, a doméstica Maria do Socorro Rocha realizou um sonho de criança. Para ela, não importou se o casamento foi pela manhã e junto com outros casais. Maria buscou o melhor vestido de noiva para dizer sim ao cobrador Alessandro Costa Cardoso, 31. “É um casamento como qualquer outro. É a data mais importante da minha vida”, celebra. Eles estão juntos há 2 anos, e moram em casas separadas. “Vamos nos unir e formar uma família, como mandam as Leis de Deus”.
Para a desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do NUPEMEC, que fez um discurso antes da cerimônia celebrada pela juíza Margui Bittencourt, este é um momento de grandes emoções, de perpetuar desejos e realizações. “Muitos casais presentes estão começando uma vida a dois, outros já convivem há tempos e, hoje, almejam legalizar a relação”, comentou a desembargadora. Aos novos casais, que oficializaram a união no último sábado, a desembargadora disse ainda que o casamento não significa apenas um dia de festa, mas um ato para toda a vida.