Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

6º Mutirão PopRuaJud: Presidente do TJDFT e autoridades prestigiam evento voltado para pessoas em situação de rua

O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, prestigiou, na manhã desta quinta-feira, 7/12, o 6º Mutirão PopRuaJud, evento organizado pela corte brasiliense para atender pessoas em situação de rua, em parceria com diversos órgãos. Na ocasião, o Presidente do Tribunal, acompanhado da Vice-Governadora do DF, Celina Leão, e autoridades, realizou uma visita guiada para conhecer os serviços oferecidos.

 

Ao listar os órgãos parceiros, o Presidente Cruz Macedo destacou a importância de tantas instituições envolvidas. “Isso é o mais importante do projeto sobretudo para atender um público muito carente, que não tem acesso fácil a essas atividades. E acrescentou: “a gente fica muito feliz com essa iniciativa, é um esforço grande do Tribunal”. O Desembargador frisou também o empenho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  “O CNJ tem dado apoio integral a esse projeto. É muito trabalho, mas vale muito a pena!”

 

Para a Juíza do TJDFT Luciana Yuki, Coordenadora do mutirão, “o PopRuaJud já virou referência para a população de rua do Distrito Federal para garantir o acesso à Justiça e diversos serviços públicos de forma facilitada, reunida e desburocratizada”. A magistrada informou os três pontos de saída de ônibus oferecidos pela Secretaria de Transportes (Centro Pop Brasília, Taguatinga e Setor Comercial Sul) e ainda que essa edição agregou serviços vinculados à infância e juventude,  e atendimento para os pets, pedido feito pelo público do evento. “O sentimento que temos é gratidão e satisfação em poder ajudar minimamente com acesso aos serviços”, afirmou a Coordenadora.

 

“É um grande desafio repleto de satisfação e realizações. O PopRuaJud é uma Justiça simplificada, concentrada, onde se encontram todos os serviços essenciais para que a pessoa em situação de rua possa resgatar sua dignidade e alcançar os direitos da cidadania”,  disse o Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT Luis Martius Júnior, ao falar da realização de  dois mutirões neste ano. 

 

O mutirão contou com 183 voluntários do TJDFT. Até as 12h30, atendeu 353 pessoas e realizou mais de 1.300 serviços. Os serviços mais procurados foram carteira de trabalho e título de eleitor.

 

Fonte: TJDFT