Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

6º Mutirão PopRuaJud: TJDFT realiza evento para pessoas em situação de rua em parceria com diversos órgãos

Nesta quinta-feira, 7/11, das 8h às 16h, no Pavilhão do Parque da Cidade, será realizado o 6º Mutirão PopRuaJud DF, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com diversos órgãos. O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, a fim de possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

 

No evento, serão fornecidos diversos serviços, entre eles: emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos, corte de cabelo e outros.

 

Nesta edição, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) junto com os órgãos parceiros receberam além de doações de roupas, sapatos, cobertores e produtos de higiene, itens voltados para celebração do Natal como panetones, chocotones e brinquedos. Toda a arrecadação será distribuída para as pessoas em situação de rua que participantes do mutirão.

 

PopRuaJud

 

 O PopRuaJud é um desdobramento da Resolução CNJ 425 de 2021, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, e tem como objetivo oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo. 

 

A última edição alcançou a marca histórica de mais de 3 mil atendimentos, com o apoio de 22 órgãos parceiros e 70 voluntários. O desafio do planejamento atual é possibilitar a ampliação do atendimento de forma compatível com a demanda.  

 

O PopRuaJud atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), o ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes. 

 

Serviço

6º PopRuaJud

Dia: 7/12/2023

Hora: das 8h às 16h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Atendimento: Serão fornecidos diversos serviços, entre eles: emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos, corte de cabelo e outros. 

 

Fonte: TJDFT