Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

AL/BA – Servidores devem emitir Certificado Digital até esta sexta-feira

Encerra-se nesta sexta-feira (28) o prazo para que todos os servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sejam eles efetivos ou temporários, além dos prestadores de serviço e fornecedores, façam a emissão do certificado digital. A tecnologia permite a assinatura digital de documentos como ofícios, circulares, projetos de lei, entre outros, em dispositivos a exemplo de computadores, celulares, tablets, sem a necessidade de impressão em papel.

Para emissão do certificado digital, o servidor deverá acessar a página https://certificador.alba.ba.gov.br:8443/login e entrar com o login e senha que já possui para acesso ao Albanet. O procedimento é rápido, fácil e seguro. Em alguns navegadores, aparecerá a mensagem de que o endereço não é seguro. Neste caso, o usuário deverá clicar na opção ‘Avançado’ e continuar o processo de cadastro. Cada certificado terá prazo de validade de três anos, no entanto os documentos assinados serão válidos por tempo indeterminado.

É importante que o servidor fique atento ao prazo de emissão do certificado digital em casa. Caso perca o prazo, deverá se dirigir até a ALBA e realizar o procedimento em um computador com acesso à intranet.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão do certificado digital, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da ALBA se encontra à disposição para atendimento no e-mail [email protected] e também nos números telefônicos: 71 3115-4063, 3115-7221 ou 3115-4913, das 08h30 até as 17h50, de segunda a quinta, e nas sextas-feiras, de 08h30 às 11h50.

Para facilitar a emissão do certificado digital, o DTI da ALBA produziu e disponibilizou um vídeo no YouTube com o passo a passo para a realização do procedimento. Confira: https://youtu.be/TGbyFn1D5vU 

A implantação da tecnologia auxilia o Legislativo no seu funcionamento durante a pandemia do coronavírus, o que fez com que as atividades fossem realizadas remotamente. Além disso, a medida integra o projeto intitulado ‘Papel Zero’ no Parlamento baiano. A iniciativa prevê uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano com a redução do uso de papel e tinta na rotina da Casa.

Com a emissão dos certificados digitais, a ALBA passou a ser uma Autoridade Certificadora. Para o superintendente de Administração e Finanças, Almiro Cunha, trata-se de um projeto inovador que traz economicidade, eficiência e segurança nos processos da Casa. “Essa modernização, conforme planejado e solicitado pelo presidente Nelson Leal, chega finalmente na fase de implementação nas áreas administrativa, financeira, de recursos humanos e na parte legislativa. Foi um trabalho muito ajustado entre as três superintendências, cada uma com sua especificidade”, explicou.

Implantação

A adoção das ferramentas foi possível graças a um convênio assinado em maio deste ano entre a ALBA e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A parceria, assinada pelos presidentes Nelson Leal e Gildásio Penedo, previu a troca de tecnologia para o desenvolvimento e implantação da assinatura e certificação digital no Parlamento baiano.

De acordo com o coordenador da equipe de desenvolvimento de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da ALBA, Sidinei Carvalho, o serviço de certificação digital está disponível para diversos setores da Casa. Ele explicou ainda que cada servidor terá o seu certificado pessoal. “Quando um servidor for fazer uma solicitação de férias ou gerar qualquer outro documento, ele não vai precisar mais imprimir para assinar e carimbar, mas apenas assinar digitalmente, que o documento passará a ser reconhecido e válido para qualquer setor da Casa”, explicou.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Armando Velloso, esse projeto é o primeiro passo efetivo para a implantação do programa Papel Zero na ALBA. “Com a certificação digital, todos os documentos produzidos dentro da Assembleia passam a ter validade, e sua autenticidade pode ser verificada eletronicamente pela internet. Assim, poderemos alcançar a meta de implantar o papel zero na Casa”, afirmou.