Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Amazonas é o primeiro do Norte a emitir Certidão de Nascimento com CPF

O Amazonas será o primeiro Estado da Região Norte a emitir certidões de nascimento já com o número do Cadastro de Pessoa Física  (CPF). O 8º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais, na Avenida Constantino Nery, 2306, Chapada, zona centro-sul, será o cartório piloto para o acesso dos futuros cidadãos ao serviço. 

Segundo a tabeliã do 8º Ofício, Juliana Folmer, a inclusão do número do CPF no Registro de Nascimento desburocratiza o acesso das crianças a documentos importantes, serviços bancários e programas sociais federais, assim como a inclusão em planos de saúde.

“Nós estamos interligados à Receita Federal por meio de certificado digital, cadastra as informações e já gera automaticamente o CPF. O que é uma maravilha porque os pais não precisam ir depois às Agências dos Correios ou do Banco do Brasil, para solicitar o documento e esperar 30 dias para ficar pronto”, afirma.

Folmer destaca que as mães que ainda estão nas  maternidades e desejarem ter acesso à certidão, já com o número do CPF, devem procurar o 8º Ofício para emitir a certidão. Não será possível emitir uma nova via do Registro de Nascimento, caso o bebê já tenha sido registrado na unidade hospitalar.

A emissão da certidão é gratuita, fica pronta na hora e necessita apenas do número do RG e CPF dos pais e o documento da maternidade atestando o nascimento.