Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Anoreg/RS – Personagens Gaúchos: a trajetória de Ronaldinho Gaúcho até o bronze nos Jogos Olímpicos de 2008

Eleito duas vezes melhor jogador do mundo pela FIFA, Ronaldinho Gaúcho nasceu em Porto Alegre, sendo registrado no RCPN da 4ª Zona da capital gaúcha 

 

Em sequência ao projeto “Personagens Gaúchos”, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) traz, neste mês, detalhes da vida do ex-jogador Ronaldo de Assis Moreira, popularmente conhecido como Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Neste ano em que acontece os Jogos Olímpicos de Tóquio, relembramos a trajetória do atleta em duas edições da competição: Sidney 2000 e Pequim 2008. 

 

Nascido no dia 21 de março de 1980, às 3h20, na capital do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, a certidão de nascimento de Ronaldinho Gaúcho está localizada no Registro Civil das Pessoas Naturais da 4ª Zona de Porto Alegre, no livro A-78, folha 70. No documento, temos o registro da filiação completa do craque: filho dos gaúchos João da Silva Moreira e Miguelina Eloi de Assis Moreira, neto de Dorival Fernandes Moreira, Albertina da Silva Moreira, Ervino de Assis e Maria Conceição de Assis. 

 

O diretor presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS), Gabriel Schacht, avalia a importância do documento de nascimento como registro da história. “A autenticidade de um registro de nascimento pode gerar a equidade e uma disputa justa dentro do esporte, ressalto aqui, pois no meio esportivo existem fraudes com os devidos registros de nascimento dos atletas, o chamado ‘gato’, trazendo para dentro de certas modalidades uma disparidade competitiva, resultando em pódios, títulos, vantagens etc. Pela minha experiência obtida nos mais de 20 anos trabalhando com o esporte, afirmo que isso ainda existe, porém, em outros tempos era mais difícil a detestação destas fraudes”, aponta. 

 

O jogador 

 

Ronaldinho Gaúcho iniciou a carreira profissional no futebol no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Em 1997 ganhou o título sub-17 jogando pelo time. Já a primeira aparição como profissional ocorreu em 1998, na Copa Libertadores da América. Sua atuação no clube foi um importante fator para a convocação para a Seleção Brasileira, comandada na época pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.  

 

O jogador permaneceu no time gaúcho até o ano de 2001, quando o contrato se encerrava. Após, Ronaldinho Gaúcho partiu para a Europa para jogar pelo Paris Saint-Germain. Já em 2003, o craque passou a integrar o time do Barcelona, tendo em 2004 a consagração como jogador, conquistando o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, além do título de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. 

 

O auge de sua carreira foi entre os anos de 2004 e 2005, defendendo o Barcelona e a Seleção Brasileira. Em 2005, conquistou novamente o título de Melhor Jogador do Mundo. No ano de 2008, após sua passagem pelo Barcelona, o atleta se transferiu para o Milan, e apenas em 2011 retornou para o Brasil, como jogador do Flamengo, onde competiu por um ano e cinco meses, encerrando seu vínculo em maio de 2012. Em seguida, no mês de junho, começou suas atividades no clube Atlético Mineiro, e em julho de 2014 foi anunciada sua saída do time. Já em setembro desse mesmo ano, Ronaldinho assinou com o Querétaro Fútbol Club, time do México. Após deixar o Querétaro, acertou a ida para o Fluminense em 2015. O jogador se aposentou após mais de dois anos sem assinar contrato profissional com uma equipe. 

 

Jogos Olímpicos 

 

Ronaldinho Gaúcho disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, a primeira em Sidney, na Austrália, em 2000, e a segunda em Pequim, na China, no ano de 2008. Na primeira edição foi o protagonista da equipe eliminada por Camarões nas quartas de final. Já na segunda participação, conquistou a medalha de bronze da competição.  

“Acredito que seja uma das mais relevantes conquistas para um atleta, uma medalha nas Olimpíadas, dependendo do esporte praticado isso não se tem dúvida, se tratando do futebol especificamente, existem outras competições que a relevância pode ser maior, como a Copa do Mundo”, ressalta Gabriel Schacht. 

 

Quer participar? 

 

Os cartórios interessados em participar do projeto podem compartilhar sugestões de nomes de personalidades gaúchas marcantes que estão registradas em suas serventias, enviando um e-mail para [email protected]. Com as informações iniciais, a equipe de Comunicação da Anoreg/RS retornará o contato para dar continuidade à produção da reportagem. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS