Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Anoreg/AM: Cartórios do Amazonas têm a Central de Informações do registro civil como aliada para melhoria da prestação de serviços

A ferramenta tecnológica é destinada aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais

A Central de Registro Civil (CRC) é o Portal Oficial dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, instituída pelo Provimento no 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, ausências e interdições, permitindo a localização de assentos em tempo real e a solicitação de certidões eletrônicas e digitais entre cartórios e entre cartórios e Poder Judiciário, além de uma série de outras funcionalidades.

O acesso à Central é exclusivo dos cartórios mas a tecnologia permite que o atendimento ao público seja, ainda mais, eficiente.

Para o tabelião-substituto do Cartório Brito, de Autazes, no interior do Amazonas, Lourival Júnior, o portal tornou o atendimento ao público mais ágil.

“A CRC não só facilitou na emissão de CPFs nos registros civis, como também facilitou a busca dos usuários para emissão de registros de outras cidades fora da comarca em que foi tirada seu registro civil. Sem falar que eliminou o tempo de espera dos correios. Também alguns relatórios foram centralizados com a criação da CRC, que fazia com que os cartórios tirassem um funcionário para alimentar as informações necessárias para os relatórios mensais” afirmou Lourival.