Imagine receber um documento com selo digital e verificar a validade por meio de um QR Code no seu celular, de forma rápida e segura. Esta é uma realidade que está em implantação em Mato Grosso.
Até esta quinta-feira (23 de agosto) 24 cartórios do estado já utilizam essa ferramenta e em breve todos estarão com seus sistemas adaptados com o apoio e supervisão da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-MT).
O Serviço Notarial e de Registro do Estado de Mato Grosso deve desenvolver, no prazo de 30 dias, o selo digital para todos os atos praticados com a funcionalidade QR Code, conforme Provimento 22/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).
A ferramenta possibilitará aos usuários dos cartórios atestarem a validade/autenticidade dos atos praticados pelos notários e registradores, bem como de seus conteúdos, livro público em que foi lançado, indicação do cartório, valor pago, dentre outras informações.
Os cartórios que já utilizam o QR Code são:
1- 1º Ofício de Rondonópolis
2- 2º Ofício de Barra do Bugres
3- 1º Ofício de Várzea Grande
4- 2º Ofício de Várzea Grande
5- 1º Ofício de Barra do Garças
6- 3º Ofício de Rondonópolis
7- 1º Ofício de Porto dos Gaúchos
8- 2º Ofício de Porto dos Gaúchos
9- 2º Ofício de Arenápolis
10- 1º Ofício de Sinop
11- 2º Ofício de Lucas do Rio Verde
12 – 1º Ofício de Aripuanã
13- 2º Ofício de Tapurah
14- 2º Ofício de Água Boa
15- 1º Ofício de Mirassol d’Oeste
16- 3º Ofício de Cáceres
17- 2º Ofício de Araputanga
18- 2º Ofício de Primavera do Leste
19- 1º Ofício de Tabaporã
20- 2º Ofício de Tangará da Serra
21- 2º Ofício de Poxoréo
22- 2º Ofício de Campo Verde
23 – 1º Ofício de Chapada dos Guimarães
24- 7º Ofício de Cuiabá
O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que redirecionará o acesso ao conteúdo publicado em algum site.