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Arpen/BA – Cartório de Ipiaú faz uso das redes sociais para passar informações à população


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Com ajuda das redes sociais, Catiane Norbert, registradora civil do Cartório de Ipiaú, esclarece e informa sobre assuntos importante do registro civil.

 

Com 105 anos de história, o Cartório de Registro Civil de Ipiaú, na Bahia, mais conhecido como Cartório de Ipiaú, teve sua fundação reconhecida pelo CNJ em julho de 1917. Nesta reportagem do projeto Registro Civil em Ação da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), a registradora Catiane Norbert fala sobre o trabalho que vem desenvolvendo à frente da serventia.

 

Natural do Rio Grande do Sul, Catiane Norbert foi advogada, procuradora municipal e técnica da defensoria pública. Assumiu como oficial do cartório baiano em outubro de 2017, e desde então vem fazendo um trabalho de descomplicar o registro civil. Para ela “as serventias extrajudiciais têm papel essencial para que as pessoas possam exercer seus direitos e concretizar as transações que movimentam a vida em sociedade”.

 

Segundo a oficial, o cartório vem fazendo bastante uso das tecnologias e assim oferecendo mais informações à população. Por meio de redes sociais, Catiane oferece um registro civil mais descomplicado e esclarecedor, promovendo lives e passando informações importantes aos cidadãos “O intuito é esclarecer e instruir a população. Já fiz algumas lives sobre temas bem importantes do registro civil. Quando as pessoas vêm no cartório sempre oriento a assistirem. Como por exemplo a alteração de nome e gênero. Muitos já fizeram em função dos esclarecimentos das lives”, comenta.

 

Catiane ainda explica que quer oferecer ainda mais benefícios à população de Ipiaú. Para este ano pretende realizar alguns projetos que irão melhorar o atendimento ao público, além da tão sonhada implementação da unidade interligada dentro da unidade de saúde local. “Este ano, pretendemos realizar palestras nas comunidades carentes, em parceria com o Poder Público Municipal e com a Defensoria Pública, também estamos tratando com o hospital do estado para implantarmos a unidade interligada, além de aperfeiçoar ainda mais as nossas redes sociais”.

 

Trabalhos

 

Para não pararem os trabalhos em virtude da pandemia, durante os dois últimos anos o cartório implementou o atendimento via WhatsApp, o que fez a redução das demandas durar pouco tempo. “Além da implementação do atendimento virtual, também criamos vários formulários e agendamentos com hora marcada, que funcionou muito bem”, explica a oficial. Atualmente o cartório voltou com o atendimento normal, mas ainda faz uso de formulários e agendamentos para casamentos.

 

O cartório também utiliza o Sistema de Gestão de Acervo dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpenium), sistema desenvolvido pela Arpen/BA para os cartórios de Registro Civil do Estado, auxiliando nas atividades diárias dos oficiais. Segundo Catiane Norbert, o sistema melhorou o fluxo dos trabalhos, dando agilidade e organização nas demandas. “Só tenho a elogiar o Sistema”, ressaltou. Catiane também comenta que com o uso das inovações tecnológicas na serventia a população está mais satisfeita, pois cada cidadão já sai com todas as informações necessárias em um curto período de tempo.

 

Quer participar do projeto da Arpen/BA?

 

Envie as informações iniciais da história e inovações da serventia que queira compartilhar para o e-mail da assessoria da Arpen/BA [email protected]. A equipe de Comunicação retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/BA