Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen-BR participa de sessão em comemoração aos 150 anos da imigração italiana

A sessão solene foi realizada na última terça-feira (05), na Câmara dos Deputados e foi presidida pelo deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG)

 

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) marcou presença na sessão solene realizada na Câmara dos Deputados em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Representada pelo presidente Gustavo Fiscarelli e pela diretora Karine Boselli, a entidade destacou a importância dos registros civis na preservação da história e da identidade das famílias italo-brasileiras.

 

“Nossa participação é muito relevante porque é por meio dos registros de nascimento, casamento e óbito que nós contamos um pouco da história das famílias italo-brasileiras”, declarou Karine. “Os nossos livros, os nossos assentos mostram toda a trajetória daqueles que saíram da Itália e optaram por viver em território brasileiro”, completou.

 

Ela também enfatizou como esses registros são cruciais para o reconhecimento da cidadania estrangeira. “Eles são fundamentais para validar a linha de descendência, proporcionando aos descendentes a oportunidade de reconhecimento da nacionalidade italiana.”

 

O registro civil desempenha um papel de destaque como instrumento de união entre Brasil e Itália por meio da imigração, demonstrando a relevância dos documentos de registro civil para estabelecer essa conexão. “O RCPN nos permite usufruir desses direitos no presente, enquanto mantemos vínculos sólidos para o futuro”, finalizou Karine.

 

A sessão solene foi realizada na última terça-feira (05), na Câmara dos Deputados e foi presidida pelo deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil