Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen/MA celebra 10 anos de fundação com cerimônia especial

O momento solene ocorreu na última sexta-feira (1º/12), na sede da ARPENMA, e contou com a presença de registradores, magistrados e demais autoridades.

 

São Luís (MA) – Na noite da última sexta-feira (1°/12), a sede da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPENMA) foi palco de uma solenidade marcante em celebração ao aniversário de uma década de fundação da entidade. O evento ocorreu no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, e reuniu registradores, associados, colaboradores e demais figuras que fizeram parte da trajetória da ARPENMA.

 

A programação da solenidade foi marcada pela inauguração da Galeria de Presidentes, criada com o intuito de prestar homenagem a todos que estiveram à frente da associação, assim como à atual presidência da entidade, e como gesto de respeito ao passado. O painel inclui os nomes e as fotos das registradoras civis Raquel Cavalcante Rocha (2014-2016) e Carolina Miranda Mota Ferreira (2017-2018), do registrador civil Devanir Garcia (2018-2022) e da atual presidente da associação, Gabriella Dias Caminha de Andrade (2022 – 2024).

 

No início da cerimônia, a presidente agradeceu pela presença de todos e, emocionada, falou sobre a importância do marco. “Hoje, celebramos não apenas uma década de existência, mas uma década de lutas, conquistas e avanços em prol da dignidade do registrador civil maranhense e da classe que representamos.”, afirmou.

 

Durante a ocasião também foi realizada a entrega de placas especiais de homenagem às autoridades que contribuíram com a história da associação, entre elas o atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, que recebeu o título de Registrador Civil Benemérito. O diretor do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário do Tribunal de Justiça (FERJ/TJMA), André Menezes Mendes, também foi agraciado. 

 

Esse título também foi dedicado a coordenadora de Promoção do Registro Civil de Nascimento (RCN) da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do Maranhão (Sedihpop), Graça Moreira, e entregue em mãos pela presidente da ARPENMA, Gabriella Caminha Dias de Andrade. Estavam presentes durante a entrega o superintendente de Promoção e Educação em Direitos Humanos da Sedihpop, Fábio Barbosa, e o assessor, Victor Mendonça.

 

As homenagens ainda foram direcionadas ao ex-presidente da ARPENMA e atual presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (Anoreg/MA), Devanir Garcia; ao ex-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Arion Toledo Cavalheiro Júnior; a atual presidente da ARPENMA, Gabriella Dias Caminha de Andrade; a secretária da Associação, a registradora Graciana Fernandes Gomes Soares; e ao primeiro tesoureiro da ARPENMA, Rogério de Lima Reis Araújo; todos em reconhecimento pela notável dedicação e exemplar legado em prol do Registro Civil do Estado do Maranhão.

 

A celebração ainda contou com o lançamento do livro “Decida Viver o Extraordinário” do tabelião, registrador e palestrante Ângelo Vargas. A obra aborda questões como a libertação de amarras emocionais e a superação de inseguranças, promovendo assim a descoberta do extraordinário em cada dia.

 

Fonte: Assessoria ARPEN/MA.