Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Arpen/MS: Portal do Registro Civil: Mais um meio de ter acesso às certidões de registro civil

Plataforma desenvolvida pela Arpen/Brasil permite a solicitação de qualquer registro civil de forma online

 

Há mais de 20 anos, solicitar, de forma online, a segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito em qualquer cartório de registro civil do país é uma prática possível, graças, a implantação do portal Registro Civil, um canal de comunicação digital entre serventia e cidadão, criado e desenvolvido pela Associação dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen/BR). 

 

“A sociedade evoluiu, especialmente, depois da pandemia da Covid-19 – período em que as pessoas ficaram mais presentes no ambiente online -, em que os serviços passaram a ser realizados de forma eletrônica”, destaca o presidente da Arpen/BR, Gustavo Renato Fiscarelli. 

 

Implantada desde 2001, o portal Registro Civil é uma plataforma que reúne todas as serventias de registro civil do Brasil, e permite de forma online a solicitação da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, a localização de cartórios e certidões, a verificação do status de pedido de CPF e o esclarecimento de dúvidas gerais sobre os serviços prestados pelos cartórios de registro civil.

 

“O portal é uma interface voltada exclusivamente ao público, onde é possível solicitar as certidões civil de forma eletrônica, além de fazer as buscas dos assentos que eventualmente o usuário queira localizar”, destaca o presidente da Arpen/BR. “O site é um grande ganho para a sociedade, uma vez que facilita dia a dia do cartório e do cidadão que pode ser atendimento de longe e de forma rápida e eficiente”, completa. 

 

O portal faz parte de uma das iniciativas da Arpen, na qual vem ao longo dos anos oferecendo a disponibilização de informações públicas. “Soma-se a essa plataforma, o Portal da Transparência, site em que os dados são compilados pelos cartórios de registro civil do país e transformados em estáticas em prol a sociedade”, conta o presidente. 

 

O site do Registro Civil é mantido pela Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC). 

 

Como solicitar as certidões 

 

Por meio da plataforma, o cidadão pode ter acesso a solicitação de segunda via de certidões em breve relato oferecidos pelos cartórios de registro civil das pessoas naturais do país, desde que estejam integrados à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Isto significa que o usuário poderá solicitar através deste canal as certidões de nascimento, casamento e óbito e optar pela entrega no endereço escolhido ou retirar no cartório mais próximo. 

 

“Uma vez que a pessoa entre na portal e faça ali a sua solicitação de serviço, automaticamente, a indicação do cartório aparecerá e na sequência a finalização da solicitação. Em seguida, a serventia receberá solicitação e emitirá a documentação ou serviço que o cidadão solicitou. Tudo funciona de forma muito ágil e transparente” destaca o presidente da Arpen/BR, Gustavo Renato Fiscarelli. 

 

Caso o cidadão solicite as certidões digitais, ele receberá um e-mail orientando a forma de efetuar o download da certidão através do seu login no site.

 

Conheça as funções do portal Registro Civil

 

2ª via de certidão civil

 

O principal serviço do site é a busca de certidões em qualquer cartório, sem necessidade de o cidadão comparecer até a serventia que originou o assento. Certidões emitidas em outro Estado, por exemplo, podem ser solicitadas online.

 

Outra vantagem é a possibilidade de pedidos de certidões em modo físico, impressas em papel autorizado e entregues pelos Correios. Ou ainda, as certidões digitais, enviadas para o e-mail do requerente em formato PDF e que possuem a mesma validade jurídica que as originais impressas.

 

Localizar certidão

 

Os cidadãos também podem fazer a busca de uma certidão através do site. Para isso, a pessoa interessada deve inserir o tipo de registro, o estado, a cidade, o cartório e os dados da pessoa registrada.

 

Localizar cartórios

 

Caso o usuário esteja procurando um Cartório de Registro Civil em determinada região, também é possível fazer a busca pelo site. Para isso, deve inserir um endereço ou usar a sua localização atual e o resultado mostrará os cartórios mais próximos do endereço escolhido, assim como os seus contatos.

 

Verificar status de pedido de CPF

 

No site ainda é possível verificar como está o status do pedido de CPF realizado no cartório. Para isso existem duas formas: ler o QR Code ou inserir o número de protocolo do comprovante. Caso a pessoa não possua mais o comprovante e precise imprimir uma segunda via do cartão de CPF, será necessário ir até o cartório mais próximo.

 

Fonte: Arpen/MS


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569