Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen/PI é fundada durante o 15° Seminário Nacional de Registro Civil e 1° Simpósio Estadual de Registro Civil no Piauí

O evento contou com a participação dos representantes dos estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais e cerca de 100 titulares e colaboradores de cartórios do Piauí

 

No último sábado (27/08), a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) realizou o 15° Seminário Nacional de Registro Civil e 1° Simpósio Estadual de Registro Civil no Piauí, tendo como sede o auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, na capital Teresina, e foi marcado pela fundação da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Piauí (Arpen/PI).

 

Com a presença do juiz auxiliar da Vice-Corregedoria Geral de Justiça, Mário César Moreira Cavalcante, e do assessor da Vice-Corregedoria, Danilo da Rocha Luz Araújo, a mesa foi composta, também, pelo presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli, pelo vice-presidente da Arpen/BR, Devanir Garcia, e pela presidente eleita, por aclamação, da Arpen/PI, Valéria Almeida Silva.

 

“A diretoria da Arpen-Brasil segue o lema de não deixar ninguém para trás, e será assim com o Piauí, temos muitos desafios a enfrentar, mas, garanto, que vamos encarar todos com coragem e união”, declarou Gustavo Fiscarelli ao anunciar a fundação da seccional piauiense da Arpen.

 

“É uma honra estar à frente da entidade representativa de uma atividade tão especial como é o Registro Civil de Pessoas Naturais. Muitas vezes negligenciado, o Registro Civil é essencial para a população e para o serviço extrajudicial do Piauí e de todo o Brasil”, disse Valéria Almeida Silva, presidente eleita da Arpen/PI.

 

“Foi com muita satisfação que recebi a notícia da instalação da seccional da Arpen no Piauí, ainda mais por se tratar de uma atividade tão importante para a população. Sem o Registro Civil de Pessoas Naturais, a cidadania não alcançaria a todos. Esse braço estava faltando em nosso estado. E aqui, deixo claro, que a corregedoria não vem como um órgão de fiscalização, a fiscalização é mínima dentro da atribuição da corregedoria. Eu vejo o papel da corregedoria, junto aos cartórios, como uma co-regência em uma orquestra, estamos aqui para reger em conjunto, ajudando os serviços extrajudiciais a prestar o melhor serviço para a população. Realmente precisávamos da Associação para nos ajudar a alcançar a melhoria na prestação de serviços no Piauí”, destacou Mário César Moreira Cavalcante, juiz auxiliar da Vice-Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

 

“O registro civil é o mais nobre dos serviços extrajudiciais e não há como discordar disso, porque ele vem antes de qualquer ato, é a partir do registro civil que somos reconhecidos como cidadãos. Receber um evento como esse e a instalação da Arpen/PI é a prova do engajamento da classe na busca pela melhoria constante do serviço e isso traz muita satisfação para a Corregedoria que é parte integrante do sistema extrajudicial”, ressaltou Danilo da Rocha Luz Araújo, assessor da Vice-Corregedoria.

 

 

Após a assinatura da ata de instalação da Arpen/PI, Gustavo Fiscarelli ministrou palestra sobre os temas “Alterações no casamento após a Lei Federal nº 14.382/2022” e “Retificação e alteração de registro com as mudanças da Lei Federal nº 14.382/2022”, apresentando novidades trazidas pela lei recém sancionada. Durante sua fala, Fiscarelli também ressaltou a importância da digitalização do acervo das serventias e o carregamento dos dados na CRC Nacional para que o Registro Civil de Pessoas Naturais possa se consolidar como principal fonte de dados para a criação e manutenção de políticas públicas no estado, além de facilitar o acesso do cidadão a informações e certidões referente aos seus registros.

 

 

A palestra de encerramento do 1° Simpósio Estadual de Registro Civil no Piauí foi ministrada por Humberto Briones, coordenador de suporte da CRC Nacional, que apresentou aos mais de 100 titulares e colaboradores de cartórios presentes ao evento o e-Proclamas, plataforma de publicação dos editais de proclamas por meio eletrônico em todo o País.

O evento contou com a participação dos representantes dos estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.

 

 

Confira a composição da diretoria da Arpen/PI (Chapa: Registradores da Cidadania):

 

Presidente: Valéria Helena Castro Fernandes de Almeida Silva

Vice-Presidente: Cristina Emília Biasutti de Oliveira

Secretária Geral: Ângela Maria Grandini de Araújo Ferreira

Tesoureiro: Alex Pereira Buhler

 

Conselho Fiscal

Titulares:

Marcelino Farias de Lavor

Oswaldo Lima Almendra Filho

Kalinne Maria Leite Costa Lima

 

Suplentes:

Silvia Lopes Martins

Wanda de Alencar Avelino

Jonatas Melo

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/BR