A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná (Arpen/PR) anunciou uma mudança significativa em sua estrutura, adotando uma nova logo unificada do Registro Civil e mudando seu nome de Irpen para Arpen/PR. Em entrevista, o presidente da Arpen/PR, Mateus Afonso Vido da Silva, explicou os motivos por trás dessa mudança.
Segundo Vido, a mudança de nome representa um avanço da instituição. “A mudança acompanha a evolução do registro civil no estado e também a representatividade que a classe tem na vida da população ao tratar de temas atuais da sociedade, bem como exercer seu caráter de ofício da cidadania”, explicou o presidente.
A nova logo unificada do Registro Civil, por sua vez, tem como objetivo padronizar a marca do registro civil no estado e representar a atividade nacionalmente. “Já era um anseio estar em paridade com os outros estados, ter um registro civil no Paraná com a mesma marca que pudesse representar nacionalmente a atividade, conferindo caráter ainda mais institucional a um serviço que tem grande capilaridade no estado, presente em todos os municípios paranaenses”, afirmou Vido.
A mudança de nome para Arpen/PR e a adoção da nova logo unificada irão impactar no trabalho da instituição e na percepção do público em relação ao Registro Civil. A nova marca irá propagar a seriedade e credibilidade com que os oficiais de registro civil desempenham seus papéis em favor da sociedade, além de conferir maior representatividade à classe.
A conscientização da população em relação à mudança de nome e a nova logo unificada será gradual, mas a Arpen/PR já está trabalhando para disseminar essas mudanças. “Aos poucos reformulamos a marca da Arpen/PR e essa conscientização da população será gradual, à medida que a associação for consultada como fonte de dados pela imprensa ou mesmo quando estiver presente em ações com o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de programas de cunho social e justiça itinerante”, disse Mateus.
Com a mudança de nome e a adoção da nova logo unificada, a Arpen/PR espera fortalecer ainda mais sua atuação no estado do Paraná e representar nacionalmente a atividade do Registro Civil.
A nova marca do registro civil
Um design leve, contemporâneo e moderno. De fácil aplicação prática e com uma visualização arrojada, inclusiva e unificada de representação nacional. Estes foram os nortes que guiaram a repaginação – rebranding – da nova marca da Arpen-Brasil, que agora passa a ter um visual unificado para a entidade nacional e também para as Arpens Estaduais.
Apresentada oficialmente a todos os presidentes na Assembleia Geral da entidade realizada em novembro do ano passado, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a nova marca incorpora um padrão único que passa a ser adotado por todas as entidades estaduais.
“A ideia sempre foi ter uma nova marca atualizada do ponto de vista gráfico, mas que também pudesse ser compartilhada nacionalmente pelos estados, refletindo o Registro Civil do Brasil como um todo, ainda que de forma a indicar as Arpens estaduais”, explica o presidente da entidade, Gustavo Renato Fiscarelli, reeleito na mesma Assembleia.
Em seu conceito e direcionamento criativo, a nova marca buscou incorporar valores de modernidade, eficiência, solidez e ação conjunta na construção de uma visão de futuro tecnológica e inclusiva. Além das referências aos símbolos nacionais, a opção natural é a de um desenho contemporâneo, limpo e objetivo.
Fonte: Assessoria de comunicação – Arpen-Brasil