Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen/SP celebra 30 anos de fortalecimento e representatividade do Registro Civil paulista

Entidade comemora três décadas de existência e vanguarda no fortalecimento institucional, tecnológico e acadêmico da atividade registral brasileira 

 

No dia 2 de fevereiro de 1994, em uma assembleia histórica realizada nas dependências da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de São Paulo, na capital paulista, os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais reuniram-se para um propósito único e importante: fundar uma nova entidade que representasse seus interesses e fortalecesse a categoria.

 

Presidida por Mário Luís Migotto e secretariada por Júlio Guilger Simões, a Assembleia testemunhou a unânime concordância dos presentes quanto à necessidade premente de uma nova entidade estadual. Dessa união de ideias e propósitos, nasceu a Associação Paulista dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/SP).

 

Marlene Marchiori Siano, reconhecida por sua atuação exemplar, foi eleita como primeira presidente da Arpen/SP, acompanhada por uma diretoria e conselhos compostos por profissionais comprometidos e dedicados ao Registro Civil.

 

Após a aprovação unânime do estatuto, os membros eleitos tomaram posse em seus cargos, marcando o início de uma jornada dedicada à defesa dos direitos dos registradores civis e à promoção da excelência dos serviços registrais.

 

Leonardo Munari, atual presidente da entidade, destaca os desafios e conquistas da entidade ao longo dos anos: “A Arpen/SP tem um papel muito importante na vida do registrador civil, na manutenção de sua sustentabilidade. São gerações de nomes históricos do Registro Civil que batalharam demais, por três décadas, para que hoje possamos estar aqui desenvolvendo e lutando por novas conquistas para o Registro Civil brasileiro”.

 

Desde então, a Arpen/SP tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses da categoria, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do RCPN em São Paulo. Seu legado é uma inspiração para as gerações futuras de registradores civis, que continuam a trilhar o caminho iniciado por seus fundadores com dedicação e compromisso.

 

Nas palavras de Marlene Marchiori Siano, primeira presidente da Arpen/SP: “A entidade representa o registrador paulista, mas também tem uma forte atuação e participação no Registro Civil brasileiro. É uma Associação que trabalha muito, que se esforça muito para fortalecer toda a atividade e beneficiar a sociedade.”

 

Luis Carlos Vendramin Júnior, ex-presidente da entidade e atual 3ª vice-presidente da Arpen/SP, acrescenta que “falar da Arpen/SP para mim é uma das coisas mais difíceis. Eu estou nela metade do tempo da existência da própria entidade e, no decorrer desse tempo, vi como ela cresceu e amadureceu. Serviu como referência nacional, como pilar de desenvolvimento institucional, tecnológico e de produção acadêmica”, declara. “Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe para pensar em São Paulo”, finaliza.

 

Karine Boselli, 3ª vice-presidente, expressou sua gratidão e reconhecimento à entidade. “É um prazer estar aqui e poder parabenizar essa Associação tão relevante pelos seus 30 anos de criação”, disse. “Parabéns, muitas felicidades, muito mais 30, 60, 100 anos pela frente, e que o Registro Civil sempre esteja forte e presente”, encerrou.

 

Daniela Mroz, ex-presidente e atual 1ª secretária, também ressalta a relevância da Associação. “A Arpen/SP é muito relevante, não só no Estado de São Paulo, mas também em âmbito nacional. É muito importante que tenhamos em mente a relevância desta nossa instituição”, disse.

 

A história da Arpen/SP ao longo de seus 30 anos é um testemunho do poder, da união e da determinação em buscar soluções para os desafios enfrentados pela categoria. Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais conquistas e realizações em prol do Registro Civil e da sociedade paulista.

 

Veja a ata de fundação e o primeiro estatuto da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.

 

Confira a galeria de presidentes da Arpen/SP

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP