Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Arpen-SP, Corregedoria e Secretaria de Administração Penitenciária firmam parceria para beneficiar presos e egresso através da CRC

Cerimônia realizada nesta terça-feira (05.07) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) marcou a assinatura de parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo e a Secretaria da Administração Penitenciária para que presos e egressos do sistema penitenciário possam obter a certidão de nascimento e, com isso, os demais documentos, como carteira de identidade e de trabalho, título de eleitor e outros necessários para exercer a cidadania plena.


Os diretores das 164 unidades prisionais e das 40 Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) terão acesso ao sistema da Central de Informações do Registro Civil (CRC) para realizar buscas e solicitações de expedição de certidões de nascimento, que serão enviadas ao cartório mais próximo das unidades prisionais ou residência dos egressos.


Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, a iniciativa promove a inserção social do cidadão e possibilita o pleno exercício da cidadania. “Muitos estão desprovidos da sua identidade e acabam reincidindo na marginalidade por não serem inseridos ou reinseridos na sociedade”, afirmou.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, salientou que a parceria resolverá uma série de dificuldades. Gomes relatou que há muitos casos em que o sentenciado recebe o alvará de soltura e não tem a documentação necessária.

A presidente da Arpen, Monete Hipólito Serra, e os todos os demais presentes foram unânimes em ressaltar que a regularização de documentos não beneficia somente a população carcerária e os egressos, mas a sociedade como um todo.

Participaram do ato o coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), Leonardo Munari de Lima; o juiz assessor da Corregedoria Leandro Galluzzi dos Santos e a diretora do Dicoge, Simone Bento.


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569