Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen-SP lança oficialmente o Software Inteligente Arpen-SP (SOFIA)

Esta quinta-feira (29.01) será considerada daqui muitos anos uma data simbólica para o Registro Civil bandeirante. Nesta data, começou oficialmente a funcionar o Projeto SOFIA (Software Inteligente Arpen-SP), idealizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e desenvolvido pela Processmind, empresa que opera todo o mecanismo da Central de Informações do Registro Civil (CRC).

Idealizado como uma plataforma que tornará interconectará todos os serviços registrais paulistas, o SOFIA desenvolverá as soluções tecnológicas necessárias para atender às demandas relacionadas à digitalização dos acervos registrais, gestão eletrônica dos documentos de registros, assim como a operação de novos serviços via CRC, como o E-Protocolo, o livro eletrônico para armazenamento de assentos e a integração e automatização dos processos de ressarcimento do atos gratuitos do Registro Civil bandeirante, além de parcerias tecnológicas com outras entidades públicas e privadas.

Para desenvolver e colocar em operação este novo projeto, a Arpen-SP locou um espaço na zona sul da cidade de São Paulo, onde está alocada uma equipe de 13 programadores de computação exclusivos para o SOFIA, coordenados por Jackson Ramos, executivo da empresa Processmind.

Na inauguração oficial desta quinta-feira (29.01), estiveram presentes o presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva, dos vice-presidentes Ademar Custódio e Luis Carlos Vendramin Júnior, além dos diretores Leonardo Munari de Lima e Karine Maria Famer Rocha Boselli. “O SOFIA é a ferramenta que vai integrar o CRC aos demais serviços do cartório, assim como prover soluções de digitalização dos acervos e dos atos praticados nas unidades”, disse o vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio.

Idealizador de mais esta iniciativa da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, destaca que o SOFIA será a grande revolução do registro civil no Estado de São Paulo. “Há 14 anos a Arpen-SP está investindo em tecnologia para chegar neste grande momento, que é a substituição da escrituração mecânica pela escrituração eletrônica dos atos do Registro Civil”, disse. “Não tenho dúvidas que o SOFIA se tornará a ferramenta de gestão eletrônica dos cartórios paulistas”.

O presidente da Arpen-SP, Lázaro da Silva também destacou a importância do lançamento oficial do projeto. “Através deste mecanismo, o Registro Civil ganhará autonomia própria, com ferramentas que tragam soluções para diversos problemas e demandas que continuamente surgem na atividade diária dos cartórios”.

Leia no Jornal da Arpen-SP do mês de janeiro a reportagem completa do projeto SOFIA.