O curso está dividido em nove módulos, que seguirão uma padronização, começando pelo conceito do assunto, passando pelo fundamento Jurídico, desenvolvimento do tema e finalizando com as principais dúvidas práticas captadas na rotina de uma serventia. Cada módulo contará com uma apostila e aulas ministradas por registradores civis divididas em módulos de 15 minutos.
O aluno não precisará, necessariamente, seguir a ordem cronológica do curso, podendo escolher assistir as aulas de acordo com a sua preferência. Após assistir as aulas daquele modulo haverá uma prova online de múltipla escolha dentro da própria plataforma, que conferirá um certificado de conclusão. A plataforma formará ainda um banco de dados com os cadastros dos alunos e os módulos de treinamento que foram completados.
Segundo a oficial de Registro Civil do 47º Subdistrito da Vila Guilherme, Érica Barbosa e Silva, que coordenadou o projeto, a ideia do Curso EAD é levar àqueles que atendem no balcão das unidades, com uma linguagem simples e direta, as principais demandas da sociedade, para que estejam capacitados para exercer seu trabalho da maneira mais aprimorada o possível.
“A necessidade de elaborar este EAD foi permitir uma melhor e contínua capacitação dos profissionais que atendem diariamente no balcão, a por exemplo explicar o porquê do não que ele está dando à parte, e explicar o motivo da recusa. Tudo com uma linguagem que todos compreendam”, disse. A coordenadora também ressaltou que este curso tem um viés diferente, adaptável. “É importante ressaltar que este curso não foi feito para os colaboradores e oficiais, e sim com estas pessoas. Digo isso porque ele é um curso vivo, que vai ser trabalhado constantemente, de acordo com as sugestões que recebermos, desenvolvendo novos módulos ou incrementando os que já existem”, destacou.
Para o presidente da Arpen/SP, Gustavo Renato Fiscarelli, a efetivação deste projeto representa uma conquista para toda sociedade. “Ganha todo mundo: o cidadão, que será atendido por pessoas ainda mais capacitadas, que esclarecerão todas as dúvidas, o cartório, que terá seu fluxo de demandas resolvido com mais qualidade e agilidade, e ganha a Associação, que sai fortalecida com este trabalho que envolveu, e ainda envolve, toda a sua estrutura”, afirmou.
Para ter acesso ao curso é necessário que o interessado seja colaborador de um Cartório de Registro Civil do Estado de São Paulo, acesse o site ead.arpensp.org.br, clique no botão Cadastre Agora, preencha o cadastro – incluindo o CNS da unidade – e aguarde a confirmação do sistema. O usuário – que necessariamente deverá estar cadastrado na CRC pelo titular da unidade – receberá um e-mail de confirmação com seu usuário e senha para assistir as aulas.
Os usuário já cadastrados previamente no sistema receberão o um email com seu usuário e senha ou pedido de confirmação de dados, caso estes estejam incompletos.
Veja abaixo os temas:
Módulo 1: Nascimento
– Base Informativa
– DNV
– Competência territorial
– Procedimento
– Situações especiais
Módulo 2: Casamento
– Habilitação
– Tipos de Casamentos
– Celebração
Módulo 3: Óbito
– Base informativa
– DO
– Declarantes
– Comunicação do óbito
– Serviço funerário
– Situações especiais
Módulo 4: Livro E
– Emancipação
– Interdição
– Ausência
– Morte presumida
– União estável
– Sentenças de separação e divórcio
– Traslados
Módulo 5: Procedimentos: Anotações e averbações
– Anotação
– Averbação
– Livro de transporte
– Cobrança de emolumentos
– Comunicações e CRC
Módulo 6: Certidões
– Tipos de certidões (inteiro teor, breve relato e relatório conforme quesitos)
– Certidões eletrônicas e negativas
– Emolumentos e Gratuidades
Módulo 7: Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional)
– Funcionalidade da CRC,
– Comunicações,
– E-protocolo,
– E-proclamas,
– Pedido de certidões online
Módulo 8: Procurações
– Elementos
– Poderes
– Local da lavratura e emolumentos
– Cautelas da Serventia
Módulo 9: Autenticação de Documento e Reconhecimento de Firmas
– Procedimentos para Autenticação e Reconhecimento de Firmas
– Vedações
– Documentos Eletrônicos
– Emolumentos
– Tipos de Reconhecimento de Firmas