Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Bem Paraná – Desde o início da pandemia, um paranaense morreu de Covid-19 a cada 20 minutos

O Paraná superou ontem a marca de 37 mil mortes causadas pela Covid-19, numa tragédia sem precedentes na história recente não só do Estado, mas da humanidade. Apesar de todas as notícias, de tantos boletins e informes epidemiológicos divulgados no último ano e meio — período no qual o povo passou a conviver com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em território paranaense —, ter uma noção real do que tem acontecido pode não ser uma tarefa fácil. 

 

Isso porque, como explica a neurociência, os números grandes, muito expressivos, são algo demasiadamente abstrato, distantes da nossa realidade e do nosso cotidiano, o que dificulta a compreensão de tais dados pelo cérebro. Por isso, comparações podem ser importantes e interessantes para que tenhamos, pelo menos, uma dimensão da tragédia que nos assola. 

 

As duas primeiras mortes por Covid-19 no Paraná foram divulgadas em 27 de março de 2020 pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Desde então, 517 dias se passaram, período no qual um total de 37.062 vidas foram ceifadas pela doença pandêmica no estado. 

 

É como se, a cada dia, 72 paranaenses morressem por conta de complicações causadas pela Covid-19, o que dá ainda a média de um falecimento a cada 20 minutos, aproximadamente. 

 

Para se ter uma noção do que isso representa, o trágico acidente de avião envolvendo o time de futebol da Chapecoense, de Chapecó (SC), em novembro de 2016, matou 71 pessoas. 

 

Há um ano e seis meses, portanto, o Paraná convive, diariamente, com a dor de ter de se despedir e sepultar um número de vítimas do novo coronavírus que é equivalente ao total de mortos num dos mais rumorosos acidentes aéreos da história. 

 

Além disso, pode-se citar, também, que as 37.062 mortes por Covid-19 representam, basicamente, a população inteira de municípios como Guaratuba e Matinhos, no litoral do estado. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que as duas cidades, em julho do ano passado, possuíam 37.527 e 35.219 habitantes, respectivamente. 

 

Dados dos cartórios de Registro Civil, por sua vez, apontam que 144.499 pessoas faleceram, pelas mais diversas causas, em todo o Paraná desde março de 2020 até ontem. Já o número de óbitos com suspeita ou confirmação de Covid-19 chega a 38.317 (número superior ao divulgado pela SESA-PR porque inclui também casos ainda em investigação). 

 

Isso significa que, no último ano e meio, praticamente uma em cada quatro mortes no estado (26,52% do total) teve a Covid como causa relacionada. 

 

Fonte: Bem Paraná 


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569