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Boas práticas e melhorias na qualidade dos serviços foram apresentados por cartórios de MT em Workshop

29 cartórios mato-grossenses, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil seção Mato Grosso (IEPTB-MT) apresentaram entre os dias 01 e 05 de setembro boas práticas e as ações implementadas para a melhoria da qualidade de seus serviços no Workshop Avaliativo do Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais Mato-grossenses (PIQMT).

 O PIQMT é um programa pioneiro no Brasil, criado em 2013 pela Anoreg/MT e que consiste em um método de incentivo, treinamento e educação para a melhoria da eficiência da gestão das serventias.

 Segundo a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, a 1ª Edição do PIQMT superou as expectativas. “Com a realização do workshop e da banca de avaliação podemos conferir os diversos resultados positivos realizados pelo programa. Os notários e registradores demonstraram comprometimento da classe com a qualidade e com a gestão de qualidade. Agora e dar continuidade a esse trabalho já que teremos uma segunda edição”, afirmou. A presidente ainda concluiu “aqueles que já deram os primeiros passos que continuem firmes e não desistam, e que os outros associados possam aderir ao programa, pois vale muito a pena”.

 A diretora do Departamento Orientação e Fiscalização (DOF) da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Nilcimeire dos Santos Vilela, que participou como um dos membros da banca avaliadora do Workshop pontuou o quanto a Corregedoria, que apoia e acompanha o programa desde o começo ficou feliz com as boas práticas apresentadas. “A gente que participou desse encontro esclarecedor se encanta de ver o quanto os notários e registradores estão preocupados com a prestação de um serviço de qualidade. O quanto eles estão investindo, não só financeiramente, mas emocionalmente, mexendo com a motivação de suas equipes”, destacou.

Para o diretor do Instituto de Evolução Humana, Adriano Sanches, ser parte da banca avaliadora foi uma experiência de aprendizado. “Foi uma descoberta ver o quanto os cartórios investiram em gestão de pessoas, no desenvolvimento de suas equipes. Assim como as diversas ações sociais que eles realizam em suas comunidades”, disse.

 A tabeliã substituta do 2º Ofício de Nova Mutum, Joice Cristina da Silva, destacou na apresentação da serventia no Workshop a mudança de paradigma como um dos pontos mais importantes na implementação do programa. “O PIQMT despertou a atenção para o lado da gestão de pessoas no cartório, principalmente no quesito motivação, comportamento e postura. E hoje temos uma equipe muito mais unida e eficiente. Sem falar que o programa trouxe uma visão totalmente diferente do que estávamos acostumados, a de pensar em um cartório como uma empresa e na qualidade e satisfação do usuário”, pontuou.

 Ainda segundo a coordenadora do programa, Thaís Ribeiro, com as informações produzidas neste workshop, e em todas as outras ações já realizadas no PIQMT, será elaborado um livro de boas práticas para os cartórios. “O livro será entregue a todos os participantes do programa na cerimônia solene de encerramento, que será realizada no mês de outubro”, explicou.

 Participaram da banca ainda a vice-presidente da Anoreg/MT, Niuara Ribeiro Roberto Borges, a Gerente de Fiscalização e Correição do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CGJ-MT), Karina Guerra, a chefe de Divisão de Fiscalização Orientação e Expediente do Foro Extrajudicial do CGJ-MT, Maria Nelice Martins, a presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, Gloria Alice Ferreira Bertoli, o consultor do Instituto Evolução Humana, Claudio Martins, a presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima e o vice-presidente do Instituto dos Registradores do Brasil para o Estado de MT (IRIB), José de Arimateia Barbosa.