Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Bom Jardim (MA) receberá Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento

Como parte da campanha estadual “Maranhão com Nome e Sobrenome”, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, inaugura, nesta segunda-feira (15), mais uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento, desta vez na cidade de Bom Jardim.

A nova unidade, que será instalada no Hospital Adroaldo Alves Matos, tem o objetivo de contribuir para a garantia de acesso aos direitos humanos, além de ser um passo para a erradicação do sub-registro. Portanto, as crianças recém-nascidas deixarão a clínica já com a Certidão de Nascimento, o que assegura o acesso a outros documentos que são essenciais ao longo da vida como o RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros.

Assim como em São José de Ribamar, Chapadinha, Rosário e Anajatuba, a unidade de Bom Jardimestará conectada a um sistema de informação online, onde todos os documentos apresentados pelos pais ou responsáveis serão digitalizados e encaminhados para o cartório do município. Em seguida, a certidão é enviada via internet para a maternidade, onde será devidamente impressa. Até o fim do ano, outras 26 unidades ainda devem ser instaladas.