Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Bom Jesus de Goiás recebe Ação Cidadã no sábado

Para encerrar o ciclo do mês de julho, os serviços gratuitos de cidadania oferecidos pelo programa Ação Cidadã chegam à Região Sul do Estado. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade de Bom Jesus será beneficiada pelo programa neste sábado, dia 30, com tendas montadas na feira coberta, ao lado da prefeitura. O atendimento será de 8 horas até às 17 horas.

“Esses benefícios chegam para contribuir com os goianos que não podem sair dos seus municípios em busca de serviços básicos, como emissão de um documento civil”, afirma a titular da pasta, a secretária Lêda Borges. Já foram mais de 215 mil atendimentos prestados nas regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste de Goiás pelo programa Ação Cidadã.

São dezenas de serviços oferecidos desde o lazer para as crianças, corte de cabelo, oficinas do Sebrae sobre empreendedorismo, emissão registro civil de nascimento, CPF, RG, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, kit de enxoval para gestantes doados pela OVG, dentre outros serviços.

Registro civil
Em Hidrolina, um caso de um idoso de 65 anos chamou a atenção dos servidores durante o atendimento do programa Direito ao Nome no Ação Cidadã. O lavrador conhecido como Seu José nunca havia sido registrado. Sem família e sem documentos, um amigo procurou os estandes do programa para solicitar a certidão de nascimento tardia (Registro tardio de nascimento, feito fora do prazo legal previsto na Lei de Registros Públicos). O lavrador, que não foi alfabetizado, se emocionou e foi às lágrimas ao saber que teria um registro civil. “São histórias como essa que nos dá prazer em servir”, disse a servidora Vera Lúcia, que trabalha no programa pela Secretaria Cidadã.

Outros serviços também são destaques no programa, como a inscrição e consulta de CPF, inscrição de autônomos e empregados domésticos na Previdência Social, emissão de segunda vias de boletos da Celg, Saneago, Detran e outros benefícios. Para realização o Ação Cidadã, a Secretaria Cidadã conta com parcerias de vários órgãos e entidades.

Já na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, o programa será levado para o município de Hidrolândia, seguido por Guapó, Palminópolis, Cavalcante (Vão de Almas), Nerópolis, Catalão, comunidade calunga de Diadema (Teresina de Goiás) e Chapadão do Céu.