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Cartorários recebem treinamento sobre sistema que receberá notificações virtualmente

Representantes de cartórios da capital e do interior do estado participaram, nesta tarde (17/10), de treinamento para conhecer a Central de Integração de Dados da Anoreg Alagoas (CIDA), um sistema virtual que permite que o serviço de notificação extrajudicial do Registro Imobiliário da Caixa, relativo aos contratos de alienação fiduciária, seja realizado de maneira eletrônica.

De acordo com o presidente da Anoreg/AL, Rainey Marinho, as primeiras remessas de notificações extrajudiciais virtuais referentes à cobrança desses devedores já começaram a ser feitas. “O sistema já está em funcionamento na capital alagoana há cerca de três meses e já recebeu dois lotes com aproximadamente 550 notificações”, afirmou Rainey Marinho.

O presidente da entidade explica que a Anoreg é responsável pela gestão dessas notificações, trabalho anteriormente feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). “Apenas com seis primeiras unidades cartoriais que já atuam com esse processo já conseguimos atingir um número de notificações, com um excelente trabalho desempenhado. Agora com esse novo treinamento vamos avançar ainda mais”, avaliou Marinho, acrescentando que a expectativa é que até o dia 15 de dezembro todas as unidades cartoriais do estado participem de treinamento para que possam operar o CIDA.

“O sistema proporciona celeridade, segurança e economia para todos envolvidos no processo. A Anoreg está trabalhando que todo estado participe do processo. Formaremos uma grande rede de cartórios, interligados pela internet em Alagoas”, pontuou.

Participaram deste treinamento representantes de cartórios de Registro de Imoveis e Notas de Maceió, São Miguel dos Campos, Penedo, Palmeira dos Índios e União dos Palmares. 

Funcionamento da CIDA

A Anoreg/AL é responsável por distribuir as cobranças para os cartórios de Registros de Imóveis de todo estado, de forma eletrônica. Também caberá à entidade fiscalizar e controlar, de forma efetiva, essas notificações e a parte de recuperação de crédito junto à CEF.

Rainey Marinho acrescenta que o serviço de notificação será terceirizado com os cartórios de Títulos e Documentos, também de forma virtual. “O sistema eletrônico vai nos permitir agir com maior celeridade e alcance, além de proporcionar inúmeros outros benefícios  como a economia de tempo e de papel, por exemplo”, colocou.