Foi emitida nesta terça-feira (8) no Cartório do 2º Ofício de Lucas do Rio Verde/MT (332 Km de Cuiabá) a primeira certidão de nascimento com CPF do bebê.
O serviço é gratuito e ajuda a evitar fraudes e eventuais problemas causados por homônimos. Também pretende facilitar o acesso da população mais carente a obtenção de benefícios sociais oferecidos pela união, como o Bolsa Família.
Estevão Dultra registrou o filho E.M.D e fez questão de fotografar o momento. Segundo a escrevente autorizada, Katheryne Dalmolin, ele ficou contente com a novidade. Além dessa certidão, foram realizados mais cinco registros no dia com o número do documento. “Todos os pais gostaram da inclusão e disseram que isso já deveria acontecer há muito tempo, afinal, é uma facilidade, mais cômodo e seguro”.
O Cartório do segundo ofício de Lucas do Rio Verde é o primeiro do Estado de Mato Grosso a emitir o CPF na certidão de nascimento. A novidade é uma iniciativa da Receita Federal com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).
Atualmente, a Receita Federal cobra uma taxa de R$ 7,00 para emitir o documento. A previsão da Receita é de que o serviço esteja disponível em todos os cartórios do país até o final do primeiro semestre de 2016.