Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Cartório Móvel fará registros de nascimentos e casamentos gratuitos na região de Cascavel

Certidão de Nascimento, Celebração de Casamentos, reconhecimento de paternidade e 2ª via de documentos de nascimento, casamento e óbito. Tudo gratuito à população mais carente do Estado do Paraná. Este é o objetivo do projeto Cartório na Comunidade que se inicia nesta quinta-feira (16.10), em Matelândia, e percorrerá as cidades de Céu Azul (17.10), Vera Cruz do Oeste (17.10) e Cascavel (18.10) na 1ª etapa de suas ações.

Idealizado pelo Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), entidade que representa os 537 Cartórios de Registro Civil paranaenses, a iniciativa é inédita no Estado e ocorre mediante o deslocamento de um Cartório Móvel que atenderá a população em locais de fácil acesso público, oferecendo os mais diversos serviços de cidadania.

A ação em Matelândia, primeira cidade atendida pelo projeto, terá início às 14h na Praça da Cultura da cidade, onde o Cartório Móvelpermanecerá até as 16h emitindo certidões de nascimento, 2ª via de documentos e iniciando processos de reconhecimento de paternidade e retificações. As 17h terá início o Dia do Sim, casamento comunitário que reunirá diversos casais que não possuíam condições econômicas de arcar com as despesas de habilitação e celebração de cerimônias.

No dia 17 de outubro duas cidades serão atendidas pelo projeto. No período da manhã, o Cartório Móvel estará na praça Luiz Carlos Ruaro, em Céu Azul, realizando a emissão de documentos entre 9h e 10h30.  As 11h terá início o Dia do Sim, com nova celebração de casamento comunitário. Já entre 14h e 16h a ação ocorrerá na Praça Central de Vera Cruz do Oeste, com o Dia do Sim tendo início às 17h na Associação de Protetores aos Idosos de Vera Cruz do Oeste (Rua Santa Catarina s/n).

Fechando esta primeira etapa do projeto Cartório na Comunidade, o Irpen-PR realizará uma grande ação na cidade de Cascavel, com o deslocamento do Cartório Móvel para o centro de Convenções e Eventos de Cascavel – Pedro Luiz Boretto, na Rua Fortunato Bebber, 987, onde será realizado, a partir das 18h, o Dia do Sim, com a participação de inúmeros casais. Nos próximos meses estão previstas ações para as regiões de Francisco Beltrão e Guarapuava.

O projeto Cartório na Comunidade tem como principal objetivo contribuir para a erradicação do subregistro de nascimento no País (número de crianças que não possuem o registro de nascimento). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o subregistro caiu de 20,3% para 6,7% entre os anos de 2002 e 2012 e o Paraná é um dos Estados com menor índice do País, apenas 1,8% dos nascimentos não eram registrados no Estado.