Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Cartórios de Registro Civil são premiados em evento nacional de Qualidade da Anoreg-BR

No dia (18.11), foi realizada na casa de festas Armazém Uzina, em Maceió (AL) a 12ª edição do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR (PQTA). A iniciativa tem por objetivo auditar e premiar os serviços notariais e de registro de todo o País, que atenderam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

Ao todo, 10 Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil receberam premiação no evento nacional promovido pela Anoreg-BR, atingindo critérios como Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas Pessoas, Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados e Gestão da Inovação.

O Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Ibaté, Comarca de São Paulo, venceu na categoria Bronze. De acordo com o oficial do cartório, Bruno de Luca, a colocação não o deixou plenamente satisfeito, e vai procurar colocações melhores nas próximas edições. “Investimos em ferramentas para aprimorar o atendimento ao cliente, dando mais agilidade e eficiência aos processos. Por exemplo: possibilitamos ao cliente o acesso online e o esclarecimento de dúvidas, reformamos o prédio do cartório, ampliando o espaço físico, aumentamos a sala de casamentos, instalamos câmeras de segurança, trocamos os computadores os colaboradores, instalamos novos softwares nas máquinas, entre outros. Por isso, me sinto realizado por ganhar esse prêmio, ainda mais pelo fato de ser a primeira vez que concorremos ao prêmio, entretanto, quero conseguir melhores colocações nos próximos anos, e trabalharemos para isso”, disse.

O Cartório de Registro Civil e Notas de Juruena (MT) venceu na categoria Ouro. O oficial da serventia, José Diomedes Pacheco, ressaltou que o prêmio é uma prova de que investir no lado social é uma tendência. “Para mim este prêmio foi extremamente gratificante, pois nos preocupamos com o lado pessoal do indivíduo, tanto funcionário como cliente, e receber este prêmio mostra que isso é levado em conta, o que demonstra uma tendência de atuação”, ressaltou. 

O cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do 30º Subdistrito de Ibirapuera (SP), venceu na categoria Diamante. A serventia é gerenciada pelo oficial Rodrigo Valverde Dinamarco, e segundo ele, foi a melhoria humana que elevou o patamar da serventia a ponto de vencer o prêmio. “Para nós era de suma importância que a busca por novas técnicas de gestão se desse com qualidade e que isso transcendesse o plano do discurso (quase sempre politicamente correto) para alcançar o plano do comportamento. Em suma, era o desafio de a qualidade se tornar um valor para os indivíduos que compõem a Serventia. Portanto, naqueles idos da fase de preparação, a premiação, por mais honrosa que fosse (e é), não poderia ser um objetivo em si, mas sim o resultado de uma nova compreensão da nossa atividade. Houve nesse processo um florescimento de consciência (em todos nós) de que a prestação de um serviço eficiente, com excelência, deve ser um corolário natural de um cotidiano operacionalmente qualificado”, disse Dinamarco

O cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São Vicente (SP), Venceu na categoria Prata. Para a oficiala, Ana Paula Goyos Browne, a premiação refletirá na motivação da equipe. “É gratificante ver que todo o nosso esforço foi reconhecido, e isso refletirá na motivação dos funcionários, que consequentemente melhorará o atendimento ao público”, contou.

O cartório de Registro Civil de Várzea Grande, MT, gerenciado por José Carlos Ferreira de Arruda, venceu na categoria Diamante.

O Registro Civil paranaense obteve duas conquistas, com o 1º Cartório de Maringá, administrado pela registradora Cíntia Maria Scheid, na categoria Diamante, e o Registro Civil do Distrito de Portão em Curitiba, administrado pela Oficiala Carolina Feliz Ferri, na categoria Diamante.

O 1º Registro Civil de Pessoas Naturais de Pessoas Naturais e 5º Tabelionato de Notas de Maringá, venceu na categoria Diamante, a mais concorrida da premiação. Para a Oficiala, Cintia Maria Scheid, a premiação foi uma recompensa para os oito anos de trabalho árduo que ela tem feito no cartório. 

“Sempre priorizei a questão da excelência no atendimento, por isso atualizamos e integramos todo o sistema de informática, treinamento dos funcionários, divisão clara das funções, além de planos de valorização da equipe, da elaboração de um sistema de gestão próprio para padronizar o trabalho de todas as especialidades do cartório, indo do atendente ao financeiro. Tudo isso foi algo que otimizou a nossa prestação de serviço. Coisas que parecem simples, mas que fazem o cliente se sentir especial e possibilitaram que nosso trabalho fosse recompensado” declarou.

Cíntia também ressaltou o projeto que considera o carro-chefe de sua gestão: O Projeto Gerar. Trata-se de uma iniciativa que procura fazer sua equipe entender a responsabilidade do cartório na comunidade em que está inserido. Ações que vão de campanhas de arrecadação de cobertores, organização das instalações para fazer a coleta seletiva do lixo, ponto de coleta de pilhas, lixo eletrônico, bicicletário para os clientes e até doações mensais para instituições de Maringá, além de parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Já para a Oficiala do cartório de Portão, Caroline Feliz Sarraf Ferri, o trabalho motivacional para os funcionários e o hábito de ouvir sugestões foi o que fez com que seu cartório vencesse o prêmio por quatro vezes consecutivos. “Procuro sempre fazer benchmark (processo no qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante) com o objetivo de assimilar o que é feito de melhor em outras serventias, além de promover um trabalho motivacional com os funcionários e sugerir opinião dos clientes para saber como eles gostariam de ser atendidos. Então a gente fica muito feliz em ver que todo este esforço deu resultado”, declarou.