Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Cartórios de Teresina estão sem emitir certidões por falta de papel

Em Teresina nenhuma criança tem sido registrada por falta de papel. Os cartórios estão sem cédulas de emissão das certidões. O problema começou após uma portaria do Ministério da Justiça obrigar os cartórios a usarem um papel especial que inibem a falsificação.

O funcionário público se sentiu prejudicado ao procurar um desses lugares pare registrar o filho que nasceu há quase uma semana. “Não posso apresentar um pedido de licença paternidade porque meu filho nem registrado foi. Além disso, tem a questão de plano de saúde e outras coisas”, disse.

Outro que ficou indignado com o problema foi Fernando França, que também procurou um cartório para registrar o filho, que nasceu nessa terça-feira (8). “A funcionária me informou que não poderia fazer o procedimento por falta de papel”, contou.

Nesta quarta-feira (9) ocorreu uma reunião entre a Corregedoria Geral de Justiça do Estado e os donos de cartórios de Teresina, que admitiram o atraso no pedido do papel. A Associação do Registro Civil informou que os registros estão sendo feitos, e que assim que o papel chegar, as certidões serão expedidas.