Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Cartórios do PR passam a emitir certidões de nascimento com CPF

 

A partir desta segunda-feira (7), todas as certidões de nascimento de recém-nascidos emitidas no Paraná devem conter também o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A pequena Alice nasceu há três dias e foi a primeira no Paraná a receber um Cadastro de Pessoa Física, o CPF, no momento da emissão da sua Certidão de Nascimento. O novo documento é resultado de um convênio da associação dos cartórios que emitem o registro e da Receita Federal. A medida foi adotada em vários estados do Brasil na semana passada e começou a vigorar no Paraná a partir de hoje.

Para os pais, além da comodidade de já receber o documento no momento do registro e não ter que ir à Receita Federal, existem também outros benefícios como a inclusão da criança em planos de saúde, programas sociais do Governo Estadual, Federal e Municipal e a isenção de custos, que até agora é de R$ 7.

É importante ressaltar que o benefício vale para as crianças registradas a partir de hoje. Os que já possuem o registro de nascimento e querem o CPF, devem procurar a Receita Federal para efetuar o cadastro.

 Ainda segundo a associação dos cartórios, a evolução do sistema não deve parar por aqui. Além da emissão do CPF, o próximo passo é também a emissão de documentos de identidade.

Clique aqui para assistir a reportagem.