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Cartórios mato-grossenses apresentam melhorias em workshop

Investimentos em novas estruturas, treinamento em gestão de pessoas, ações socioambientais, redução de prazos de entregas dos serviços e melhorias no atendimento dos cartórios são algumas das informações que estão sendo apresentadas por cartórios no Workshop Avaliativo do Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais Mato-grossenses (PIQMT). O evento que é uma realização da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) iniciou na última segunda-feira (01.09) e irá até sexta-feira (05.09) na Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.

Segundo a coordenadora do programa, Thaís Ribeiro, durante esta etapa está sendo realizada uma avaliação por uma banca examinadora formada pela presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, a Gerente de Fiscalização e Correição do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CGJ-MT), Karina Guerra, o diretor do Instituto Evolução Humana, Adriano Sanches e convidados. A pesar de já estar prevista no cronograma inicial do PIQMT, esta avaliação sofreu ajustes. “O workshop já estava previsto no script do programa, porém houve uma alteração. Ele seria feito com uma visita ao cartório, mas para conciliar as agendas dos membros da banca, foi estabelecido que fosse realizado em local fixo, na capital, um local de bom acesso para todos os associados”, explicou Thaís Ribeiro.

O cartório do 1º Ofício de Matupá demonstrou que a implantação de tecnologia digital no cartório é levada a sério. Atualmente, toda a serventia é informatizada e adota computadores e sistemas de última geração. Além disso, dos sete colaboradores que trabalham diariamente no cartório, um é dedicado especificamente às demandas de Tecnologia da Informação (TI).

Registrador de imóveis, o oficial da serventia, Mateus Colpo, revela que toda a tecnologia empregada tem com objetivo oferecer serviços de mais qualidade aos clientes do cartório. “Queremos emitir certidão georreferenciada em pouco tempo, com a inclusão mapas nos registros”, disse.

Já o 1º Ofício de Juara destacou que os prazos, até mesmo de registros mais complicados, foram reduzidos significativamente. Segundo a titular da serventia, Rubia Mara Girão, por exemplo, registros de escritura tiveram seus prazos reduzidos em até um terço. “Em geral, uma escritura demorava de 15 a 17 dias para ser finalizada – hoje são necessários entre cinco e sete dias para a realização do mesmo trabalho”.

A titular do 1º Ofício de Lucas do Rio Verde, Maria Carolina Magalhães, ressaltou o plano de saúde, ginástica laboral, lanches, premiações por melhor desempenho e gratificação por merecimento como alguns dos pontos da política de benefícios adotada pela serventia. “Investimentos na qualidade dos nossos colaboradores, por exemplo, fechamos convênio com desconto de 50% na mensalidade da academia para incentivar a atividade física. Ações como essa tornaram a equipe muito mais motivada”, pontuou.

Com as informações produzidas neste workshop, e em todas as outras ações já realizadas no PIQMT, será elaborado um livro de boas práticas para os cartórios. Ele será entregue a todos os participantes do programa na cerimônia solene de encerramento, que será realizada no mês de outubro.

 

Prêmio nacional

 Cerca de 20 cartórios participantes do PIQMT já estão inscritos no Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (PQTA), da Anoreg-BR, que premia cartórios de todo o país com base em requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Em 2013, Mato Grosso foi o segundo Estado com mais cartórios reconhecidos pelo prêmio nacional, tendo cartórios de Nova Mutum, Juruena, Juara, Paranatinga, Canarana, Aguá Boa e Poxoreú sendo premiados.