Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Casamento coletivo realizado em Goiânia (GO) oficializa união de 98 casais

Nesta terça-feira (1.10), foi realizada a 1ª Celebração de Casamento Coletivo pela Defensoria Pública do Estado de Goiás – em parceira com o 1º Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas da Comarca de Goiânia (GO) –, que oficializou a união de 98 casais.

“A Defensoria Pública nos procurou querendo fazer pela primeira vez um casamento comunitário de pessoas carentes, e aí o Dr. Mateus da Silva, titular do cartório, frontalmente cedeu. A gente fez 98 casamentos e eles não pagaram nada. Foi muito bonito”, afirma a juíza de paz, Fabiana Rodrigues.

A celebração foi destinada a casais que não possuíam condições financeiras de arcarem com os custos do matrimônio, com renda de até três salários-mínimos, mediante comprovação, e que passassem pela triagem socioeconômica da Defensoria.  As inscrições foram abertas para 100 casais no site da Defensoria Pública, no período do dia 1º a 23 de agosto.

A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas em Família e Sucessões de Goiânia, Izabela Novaes Saraiva, explica a importância da realização do evento.

“O casamento coletivo realizado gratuitamente para as pessoas carentes, que não tem condições de arcar com as custas é uma tendência a ser realizada por todas as defensorias do país. Muitas defensorias realizam casamentos coletivos, e como a Defensoria de Goiás é uma instituição nova no estado, então já estava mais do que na hora da gente realizar o nosso primeiro casamento coletivo. Vinha sendo uma demanda muito grande dos assistidos e nada mais justo do que a gente mostrar esse lado da Defensoria, que oportuniza não só o acesso à justiça, mas também o acesso a todos os outros direitos, que uma pessoa cidadã pode ter”, destacou Izabela.

Além do apoio do Cartório Silva, a realização do evento a DPE-GO contou com o apoio de diversos profissionais e empresas locais, que providenciaram roupas, acessórios, decoração e maquiagem dos noivos.