Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Casamento LGBTQIA+ passa a ser legal em todo o México após aprovação em Tamaulipas

Estado no nordeste do país era o último em que direito ainda não era reconhecido

 

O casamento LGBTQIA+ agora é legal em todo o México. Isso se deu porque o único dos 32 estados do país que ainda não reconhecia o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, Tamaulipas, aprovou uma legislação reconhecendo o direito aos homossexuais nesta quarta (26).

 

“Hoje é um dia histórico para a comunidade LGBTQIA+ e para o México. Hoje nossas famílias estão mais visíveis, mais iguais e nós somos um país com mais justiça”, diz o ativista Enrique Torre Molina. Ele também comemorou a conquista no Twitter.

 

Também neste mês, três outros estados, Estado do México, Tabasco e Guerrero, também legalizaram o casamento gay. Os quatro agora aguardam a regulamentação e a implementação da legislação.

Recentemente, Cuba Chile foram outros dois países latino-americanos a aprovar legislação no mesmo sentido.

No país caribenho, a aprovação veio em setembro, por meio de um referendo que também garantiu outros direitos civis, como a barriga de aluguel. O regime cubano apoiou as mudanças e fez campanha pelo “sim” na consulta popular.

 

No Chile, a mudança se deu em dezembro do ano passado, quando o Congresso do país aprovou legislação que também permitiu a adoção para casais do mesmo sexo.

Na América Latina, além dos três países, o casamento entre pessoas do mesmo sexo também é legal em ArgentinaColômbia, Costa Rica, EquadorUruguai e Brasil, onde a união civil homoafetiva foi declarada legal pelo Supremo Tribunal Federal em 2011 e permitida por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça dois anos depois.

 

Fonte: Folha de S. Paulo