Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Certidões de nascimento e de óbito serão emitidas nos hospitais e maternidades

Ainda este ano, não será mais necessário se dirigir a um cartório para emissão de certidões de nascimento e de óbito. Com a privatização dos cartórios de registros civis da capital, dos subdistritos de Brotas e da Vitória, os documentos poderão ser emitidos nos próprios hospitais e nas maternidades, que passarão a contar com unidades interligadas dos cartórios.  

O ato será formalizado na próxima terça-feira (10), às 9h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ao final da solenidade, também será realizada uma celebração de casamento que reunirá 34 casais, alguns deles homoafetivos.

Com a iniciativa de implantação das Unidades Interligadas, as crianças já sairão da maternidade com a sua devida certidão de nascimento, cumprindo Provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O cartório também disponibilizará no hospital a imediata certidão de óbito e guia de sepultamento.

A delegatária dos Cartórios dos subdistritos de Brotas e Vitória, Mary Jane Lessa Carvalho, informou que a mudança do regime estatizado para privatizado já proporciona mais agilidade aos serviços, com o fim das filas. As segundas vias de certidões já são entregues em até 24 horas e os registros de nascimento e óbito no mesmo dia. Quanto aos processos de habilitação, estes estão sendo recepcionados diariamente.

Os cartórios de registros civis dos subdistritos da Vitória e Brotas passaram a funcionar em novas e modernas instalações na Rua Professor Martagão Gesteira, 477, na Barra, próximo da Avenida Centenário, nas imediações do Shopping Barra.