O ato foi inaugurado pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Hiram Souza Marques, que também é o Presidente da Comissão formada para conduzir o concurso. Após explicar a metodologia e o objetivo do ato solene, o Corregedor transferiu a direção dos trabalhos ao juiz auxiliar da Corregedoria, Cristiano Mazzini. O magistrado fez as leituras e pontuações pertinentes e convidou dois representantes da Associação dos Registradores e uma pessoa do público para acompanharem mais de perto o sorteio.
Inicialmente, foram reordenadas as serventias com datas de criação e vacância idênticas, tratando-se de três grupos de unidades e, portanto, de três fases de sorteio que transcorreram sem nenhuma intercorrência.
Em seguida, o juiz Cristiano Mazzini conduziu o sorteio das serventias destinadas aos candidatos com deficiência, para os concursos de provimento inicial e por remoção.
A audiência pública foi registrada na íntegra em fonte eletrônica audiovisual e teve sua ata redigida e assinada pelos demais componentes da comissão, pelos juízes de Direito Ilisir Bueno Rodrigues e Dalmo Antônio de Castro Bezerra, pelo promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira, pelo advogado Delson Xavier, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia e pelo senhor Francisco Jacinto Oliveira Sobrinho, representante dos Registradores.