Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Correio Braziliense – Covid-19: Registro de mortes em cartórios do DF subiu 36,6% em uma semana

No Distrito Federal, o registro em cartório de mortes suspeitas ou confirmadas de covid-19 subiram 36,6% em uma semana. Entre 16 de março e hoje (28/5) foram registrados 164 casos, contra 120 na última quinta-feira (21/5).

O balanço dos cartórios traz 41 casos a mais do que os informados pela Secretaria de Saúde do DF. Os dados são do Painel da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. O balanço mais recente da Secretaria de Saúde do DF, divulgado na noite de quarta-feira (27/5), contabiliza 123 mortes e 7.761 casos da doença. 

De acordo com o painel dos cartórios, segunda-feira (25/5) teve recorde de registros de óbitos pelo novo coronavírus: 10 casos em um único dia. O perfil das vítimas aponta que as mortes são mais recorrentes entre os homens de 80 a 89 anos. Foram 22 casos até agora. 

Entre as crianças e adolescentes, há o registro de óbito de uma menina com menos de 9 anos; e de uma garota e um garoto na faixa etária de 10 a 19.

Uma das medidas mais eficazes para conter o avanço do novo coronavírus é o isolamento social. A medida foi adotada no DF, mas, gradativamente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem flexibilizado as restrições. 

Nesta quarta-feira (27/5), por exemplo, os shoppings foram autorizados a funcionar. Mas, para isso, precisam seguir normas rígidas para evitar a contaminação de trabalhadores e clientes.