Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Diário de Pernambuco: Cartórios de Pernambuco emitem certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito


Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste cujos cartórios disponibilizam aos cidadãos a possibilidade de solicitar certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito. A novidade permite a realização de pedidos de documentos sem precisar se deslocar até o cartório onde se encontra o registro original.

Assim, por exemplo, um cidadão que foi registrado em Petrolina e hoje mora no Recife, não precisará ir até o interior para solicitar uma segunda via de qualquer certidão, podendo se dirigir até o cartório mais próximo de sua residência.

Além de Pernambuco, São Paulo, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também oferecem o serviço, possibilitando a transmissão interestadual de documentos entre cidades desses estados.

O sistema foi lançado no estado nesta segunda-feira e passa a operar imediatamente em 171 dos 281 Cartórios de Registro Civil do Estado, excetuando-se apenas aqueles que ainda não dispõe de mecanismos adequados de conexão a internet e que deverão integrar-se ao sistema até o final de julho.

O cidadão poderá localizar e solicitar o documento através do site www.registrocivil.org.br , recebendo a certidão digital por e-mail criptografado. Com o código em mãos, o usuário faz o download da certidão em seu computador, podendo enviá-la a órgãos do Poder Público e Judiciário que já estejam adaptadas ao processo eletrônico, como Receita Federal e as petições eletrônicas para advogados.