Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Diário de Pernambuco – TJPE realiza pela primeira vez um casamento coletivo virtual transmitido pelo YouTube, nesta sexta-feira (4)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove o primeiro casamento coletivo virtual da história de seu Núcleo de Conciliação (Nupemec), na sexta-feira (4), a partir das 10h da manhã. A cerimônia do casamento coletivo dos 71 casais participantes será transmitida no canal oficial do YouTube da Assessoria de Comunicação Social do TJPE. O casamento será realizado pela juíza da 12ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, Andréa Epaminondas Tenório de Brito.

Para celebrarem sua união virtualmente, 61 casais se inscreveram, por telefone ou por agendamento presencial, nas Casas da Justiça e Cidadania (CJC) do Nupemec, localizadas nos bairros recifenses do Coque e Bongi onde eles e elas moram. Os outros dez foram encaminhados pela Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau). Segundo o Tribunal de Justiça, cabe ao Cartório do Registro Civil do 5º Distrito Judiciário da Comarca do Recife fornecer a Certidão de Casamento gratuita, já que o TJPE assumirá os custos cartorários de sua emissão.

Segundo as Casas da Justiça, em respeito às restrições proibitivas de aglomeração humana, ainda vigentes, as instituições irão agendar dia e hora para que cada um dos 71 casais possam retirar presencialmente sua certidão. A entrega do documento começa a partir do dia 7 de dezembro no Cartório indicado.

O TJPE orienta que os moradores das comunidades do Bongi e do Coque e de localidades próximas que se interessarem em se inscrever para realizar a união por meio de um casamento coletivo devem se dirigir às respectivas Casas de Justiça e Cidadania e aguardar a marcação de um próximo evento.