Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Diário de Petrópolis – Cartórios registram 78 mortes suspeitas ou confirmadas de covid-19

Dados divulgados no portal transparência dos cartórios desde o início da pandemia do novo coronavírus apontam que a quantidade de pessoas mortas em consequência de covid-19 é maior do que os números apontados nas estatísticas da Secretaria de Saúde do município. Enquanto o município contabiliza 45 mortes confirmadas e outras 11 suspeitas, totalizando 56 óbitos de pessoas com sintomas comuns ao coronavírus, cartórios de Petrópolis já contabilizam 78 registros – 22 óbitos mais, considerando casos suspeitos e confirmados de covid-19.

O gráfico de casos disponível no portal dos cartórios aponta que em 10 dias – período entre 18 e 28 de maio – 24 óbitos de pessoas com sintomas de covid foram emitidos pelos cartórios da cidade. No mesmo período, a Secretaria de Saúde do município registrou 22 mortes. Os dados dos cartórios mostram que ao longo dos 10 dias,  apenas no dia 23 de maio nenhuma morte relacionada ao coronavírus foi registrada na cidade. A análise dos dados aponta, no entanto, que há dias que os cartórios contabilizam até quatro registros de óbito relacionados a doença em 24h, o que ocorreu por exemplo nos dias 20, 21 e 26 de maio.

Em nota a prefeitura informou que segundo informações da vigilância epidemiológica, a discrepância entre os números talvez se deva aos laudos médicos não atestarem os óbitos apenas como covid-19.  – Alguns, fechados como síndrome respiratória aguda grave, são imediatamente descartados dos casos de coronavírus. Hoje, por exemplo, a vigilância epidemiológica tem 66 casos descartados – diz a prefeitura em nota.

Dados divulgados no portal de informações da Secretaria de Saúde, apontam que as 45 pessoas cujos óbitos foram confirmados por covid-19, tem idade a partir de 30 anos. A maior incidência de morte é entre homens, foram 28 casos, contra 17 registros de mulheres – 11 casos a mais.  A maior quantidade de óbitos é registrada na faixa etária entre 60e 69 anos – 12 mortes, sendo oito homens e quatro mulheres. 

As mortes divulgadas pelo município aconteceram em 20 bairros. Na maior parte dos casos, os pacientes eram moradores do Centro – são oito casos confirmados e outros três suspeitos. O segundo bairro com maior incidência de mortes é o Quitandinha com oito mortes, sendo seis confirmadas e duas suspeitas. Alto da Serra, Bingen e Correas registram quatro casos confirmados cada.  Há ainda registros de mortes em Nogueira (três), Araras (duas), Carangola, Cascatinha, Duarte da Silveira, Independência, Itaipava, Mosela, Retiro e Roseiral  – um caso confirmado cada. Casos de morte por suspeita, que ainda aguardam resultado foram registrados em Cascatinha, Duchas, Estrada da Saudade, Quarteirão Ingelheim, São Sebastião e Siméria – um caso em cada. 


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569