Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Folha Max (MT) – Cartórios realizam “casamento social” em Mato Grosso

Casais interessados em participar do “Casamento Social”, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) em parceria com a Rede de Responsabilidade Social (Rares), têm até o fim deste mês de abril para fazer a inscrição. A iniciativa integra o projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”, que tem o objetivo prestar diversos serviços exclusivos à sociedade de forma gratuita. 

O evento será realizado no dia 16 de junho deste ano, das 9 horas às 17h, em todas as cidades em que os cartórios sejam parceiros. Antes, é preciso emitir o edital de proclamas, um documento que é emitido quando os noivos dão entrada na habilitação para o casamento civil, que tem hoje um custo médio de R$ 350,00. 

Porém, o serviço será gratuito para os casais que são beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que recebem até dois salários mínimos e demais requisitos que demonstrem não terem condições financeiras. 

O ‘Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor’ começou ano passado em Barra do Bugres e como o resultado foi bastante positivo, levamos a ideia para a diretoria da Anoreg, que decidiu desenvolver o programa em todas as serventias em nível estadual. Este é um projeto que busca aproximar os cartórios da população e dá um passo no sentido de estreitar o relacionamento com os usuários dos nossos serviços e que presta atendimento, informações e orientações no dia 06 de junho”, informou a presidente da Anoreg/MT, Niuara Borges. 

Em Cuiabá, os noivos que desejam participar devem procurar o Núcleo da Defensoria Pública, que fica no Edifício Top Center, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Bairro Bosque da Saúde. No interior, os interessados devem levar os documentos a um cartório de registro civil. Em todo o Estado, 74 serventias aderiram ao programa “Cartório Amigo”. 

De acordo com Niuara Borges, a intenção é realizar 400 casamentos somente na capital. No interior, será de acordo com a demanda, mas a expectativa é de que sejam em torno de 80 a 100 matrimônios por cartório. 

Além do casamento civil, no dia 16 de junho, serão realizados diversos serviços de forma gratuita, na forma da lei: segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como orientação sobre as outras especialidades, ou seja: tabelionato de notas, registro de imóveis, protesto de títulos, registro civil de pessoa jurídica e registro de títulos e documentos. 

Na página do evento (www.anoregmt.org.br/cartorioamigo), os noivos podem obter mais informações sobre como proceder para ter direito a vaga e os documentos necessários para casais solteiros, divorciados, viúvo, civilmente menores e estrangeiros. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas pelos (65) 3644-8373 e 3644-1613.