Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – G1 – Cartório de registro civil e sala de vacina são reativados no HMS, em Santarém (PA)

Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, reativou o cartório de registro civil e a sala de vacina e do Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo (HMS), na manhã de terça-feira (10). Na ocasião, participaram o prefeito Nélio Aguiar (DEM), a secretária de Saúde Dayane Lima, o presidente da Câmara Municipal vereador Emir Aguiar (PODE), dentre outras autoridades locais.

A certidão de nascimento é um documento de fundamental importância para o pleno exercício da cidadania. Além de comprovar a existência do cidadão, é fundamental para que ele tenha acesso a seus direitos primários, inclusive aos programas de saúde pública. No hospital, o documento será emitido com entrega imediata aos pais.

Com a reativação das salas de vacinas, as crianças nascidas na obstetrícia do HMS já sairão imunizadas pela BCG e Hepatite B e ainda com a certidão de nascimento expedida.

“Nós pensamos nas dificuldades desses pais, especialmente os que moram no interior, em ir até um cartório para registrar a criança. As vacinas também são muito importantes e obrigatórias, e estamos passando a ofertá-las no hospital para que esses bebês já saiam daqui imunizados”, disse a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou que uma das preocupações do governo é garantir o cuidado integral aos santarenos e a inauguração das salas de vacina e registro civil no HMS é uma das formas de melhorar ainda mais essa assistência.

“Entendemos que muitos atendimentos no HMS são de pessoas que vêm do interior e sabemos que se torna uma dificuldade para que eles façam tanto as vacinas quanto o registro de nascimento dos recém-nascidos. Fazendo isso logo após o nascimento, disponibilizando esse serviço ainda no hospital, é de fundamental importância para os pais, mas especialmente para a saúde e cidadania dessas crianças”, salientou.

A sala de vacina estará aberta de segunda a sexta-feira, pela parte da tarde, no horário das 14h às 19h. Já o cartório de registro civil vai funcionar de segunda a sexta-feira, pela parte da manhã, das 9h às 11h, para a expedição das certidões de nascimento dos bebês nascidos no HMS.