Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – G1 – Cartórios apontam queda de 18% em nascimentos em Campinas 9 meses após agravamento da pandemia da Covid

Dados obtidos pelo G1 mostram realidade dos cinco cartórios da metrópole. Alguns casais optaram por adiar plano de ter filhos devido à situação sanitária causada pelo coronavírus, avalia Arpen-SP.

A crise sanitária causada pelo avanço do coronavírus desde março de 2020 mudou a realidade de famílias, os planos de terem filhos e refletiu em uma queda de 18% no número de nascimentos em Campinas (SP). Registros dos cinco cartórios da metrópole consideram dados de janeiro, nove meses depois do agravamento da pandemia da Covid-19.

O levantamento obtido pelo G1 com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) aponta 1.330 crianças nascidas em janeiro, contra 1.622 no mesmo mês do ano passado.

Uma gestação regular de nove meses teria começado próximo a abril. Na conta de 2021, no entanto, também entraram registros de crianças que vieram ao mundo antes do previsto.

Foi o caso de Matheus Puppo, que nasceu no primeiro minuto de janeiro no Hospital Maternidade de Campinas, após 37 semanas de gestação.

Queda maior do que índice estadual

A queda na metrópole foi maior que o índice registrado no Estado de São Paulo, de acordo com o órgão. Ao todo, 45.222 nascimentos foram computados, 15,7% menos que em janeiro de 2019, que teve 53.690 registros.

Presidente do órgão, Daniela Silva Mroz ressalta que o impacto na natalidade terá reflexos futuros na economia, por exemplo.

\”Os impactos causados pela Covid-19 nas taxas de mortalidade do nosso estado já eram de conhecimento de todos, mas agora o que vemos também é o reflexo causado pela pandemia na taxa de natalidade do estado de São Paulo.\”.

\”Essa diminuição do número de nascimentos registrados seguramente afetará, futuramente, diversos aspectos da sociedade, principalmente relacionados à economia e ao desenvolvimento do estado.\”, completa Daniela.

Até esta sexta-feira, Campinas registrou 1.750 mortes provocadas por complicações do novo coronavírus. Casos positivos já somam 65.198.

A Arpen-SP destacou que, devido à pandemia, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros. \”O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência.\”, informou o órgão.