Os cartórios civis do Alto Tietê estão adotando novas medidas devido a quarentena por causa do novo coronavírus. Os casamentos já agendados estão sendo realizados, no entanto, as unidades não estão agendando novos eventos.
Rodrigo Isídio dos Santos e Ana Lívia dos Santos Ferreira estavam com casamento marcado para o mês de abril, com a pandemia a festa foi adiada, mas a união foi oficializada no cartório. “Conseguimos conversar com as empresas para adiarmos, eles entenderam o que estamos passando e esperamos que tenha festa daqui um tempo”, conta Rodrigo.
“A nossa casa já está pronta, para casarmos e já ir para casa, a festa deixamos para depois”, complementa Ana Lívia.
No cartório de Itaquaquecetuba, para evitar aglomerações, entre as medidas adotadas está a restrição do número de pessoa, com a entrada apenas dos noivos e duas testemunhas.
Segundo o funcionário da unidade, 40 casamentos estavam previstos para serem realizados no final de semana, e 20 foram transferidos para outros dias. Os fotógrafos também não podem acessar a unidade.
Luciana Alves Gomes de Jesus e Marlon Henrique da Silva oficializaram o casamento no cartório e o casal tem a expectativa de realizar a cerimônia religiosa.
“Nós estamos planejando casar na igreja e fazer uma festa, porque agora vamos só comemorar com a família”, conta Luciana.
Em Arujá, o cartório suspendeu o atendimento presencial e os casamentos marcados estão sendo realizados.
Já em Santa Isabel, todos os procedimentos de casamentos estão paralisados e sem datas para retorno, os únicos atendimentos presenciais são para registros de nascimentos e óbito.
Na cidade de Salesópolis, a unidade está fechada com data prevista para retorno nesta terça-feira (7) e em Biritiba Mirim nenhum atendimento está sendo feito presencialmente.
Guararema suspendeu a realização dos casamentos sem prazo para retorno e em Poá a unidade está fechada.