Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – G1 – Cresce número de casamentos homoafetivos em Divinópolis (MG)

Em 2019, a cidade já oficializou dez uniões, conforme dados do Cartório de Registro Civil local.

O número de casamento homoafetivos em Divinópolis, ou seja, união civil entre pessoas de mesmo sexo, cresceu em 2019. De acordo com dados do Cartório de Registro Civil local, em 2018 apenas quatro casais oficializaram a união, neste ano já são seis a mais no cartório da cidade.

Matrimônio

Há um ano, o administrador Bruno Lopes Costa e o companheiro o professor Willian Antônio de Castro, decidiram oficializar a união no cartório. Conforme o casal, após a decisão o processo durou poucos meses para ser concluído. À reportagem, o casal falou sobre a experiência de formalizar o amor que começou há dois anos.

“Além do sentimento, que é o mais importante na hora que decidimos casar, mudaram várias situações jurídicas, e o reconhecimento como marido. Agora a gente fica muito mais tranquilo sabendo que qualquer coisa que acontecer com um de nós, o outro estará resguardado e terá todo o apoio e auxilio necessário da lei”, disse Bruno.

Lei

Uma lei de 16/05/2013 estabeleceu que os cartórios do país não podem se recusar a realizar o casamento homoafetivo, ou deixar de converter em casamento a união estável. Antes da resolução, os casais de mesmo sexo que optavam por oficializar a união precisavam recorrer à justiça para conseguir a autorização no cartório.