Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – G1 – Registros de nascimentos em janeiro no AM atingem menor número da história

Janeiro é apontado como o primeiro mês após o período de gestação desde a chegada da Covid-19, ocorrida em março.

Nove meses após o primeiro mês com a pandemia de Covid-19 instalada no Amazonas, janeiro de 2021 atingiu o menor número de registros de nascimentos no estado desde 2002, ano em que se iniciou a série histórica.

Um levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM) mostra queda histórica de 23,94% nos nascimentos em janeiro de 2021. O resultado foi obtido com base nos registros de nascimentos realizados nos 92 cartórios Registro Civil do Estado existentes.

Em janeiro deste ano, foram realizados 4.096 nascimentos, número 23,94% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 5.385 registros.

O número é ainda quase 25 pontos percentuais menor do que a média histórica estadual do mês de janeiro desde 2002, que é de 1,22% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

O presidente da Anoreg-AM, Marcelo Lima Filho, afirma que muitos casais decidiram não ter filhos por conta do cenário de pandemia, e isso pode prejudicar o desenvolvimento do estado futuramente.

\”A Covid-19 afetou todos os aspectos vitais dos amazonenses, sejam eles pessoais, econômicos ou da vida civil. Já eram notórios os efeitos no Registro Civil, tanto no número de óbitos quanto em relação aos casamentos, por exemplo. Mas agora, após nove meses desde o início da pandemia, identificamos o impacto na natalidade da população amazonense\”, disse, por meio de assessoria.

O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência.

No Brasil, segundo a Anoreg/AM, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, chegando a 15,1%, com relação ao mesmo período de 2020. Foram registrados 207.901 nascimentos em janeiro de 2021, frente a 244.974 ocorridos no mesmo mês do ano anterior.