Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Jornal da Manhã (MG) – Miguel encabeça ranking de nomes mais usados em Uberaba em 2017

Nome mais escolhido pelos pais dos recém-nascidos em Uberaba no ano de 2017 foi Miguel. De origem hebraica, o nome Miguel também está no topo da lista dos mais registrados no Brasil no ano passado.

O levantamento completo e detalhado foi desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) com base nas informações prestadas por todos os cartórios de 16 estados do país, incluindo Minas Gerais. A Central Nacional de Informações do Registro Civil mapeou um estudo completo sobre os nomes mais registrados no Brasil em 2017.

Conforme os dados repassados no topo da lista dos mais registrados no país, o nome Miguel aparece com 25.710 registros, na sequência vêm Arthur, com 21.161 registros de nascimentos, e Alice, o primeiro nome feminino da lista, com 18.508 registros.

Ainda conforme os dados nacionais, no ranking separado por sexo, os três nomes masculinos mais escolhidos foram Miguel (25.710), Arthur (21.161) e Davi (15.372). Já entre as mulheres, o ranking dos três nomes mais registrados foram Alice (18.508), Valentina (13.193) e Helena (12.615).

Uberaba seguiu a tendência nacional, sendo registrados 80 recém-nascidos com o nome Miguel, em seguida os nomes mais escolhidos pelos pais no município foram Alice (73), Arthur (49), Enzo Gabriel (47), Valentina (46), Davi (42), Helena (42), João Miguel (41), Lorenzo (37) e Heitor (35).

Ao todo, a população brasileira, entre os estados que fizeram parte do levantamento, escolheu um total de 47.404 nomes diferentes, alguns deles com ampla variação de grafia, além dos tradicionais nomes diferentes escolhidos pelos pais.

A região do Triângulo Mineiro conta com três Unidades Interligadas de Registro Civil (UI) dentro de unidades de saúde com maternidade em Uberlândia, Uberaba e União de Minas. O serviço permite que a família da criança nascida na instituição pública saia com a certidão de nascimento em mãos sem que precise procurar o cartório da cidade.